Nesta Sexta

Queima de Palhinha encerra programação natalina

Ritual finaliza o ciclo de rituais natalinos, iniciado com a montagem do presépio.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Foto: Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS - Termina nesta sexta-feira (8), a programação natalina da capital. O dia será marcado pela “Queimação de Palhinha”, ritual que consiste em uma solenidade tradicional de duplo sentido (religioso e festivo), finalizando o ciclo de rituais natalinos, iniciado com a montagem do presépio, uma homenagem ao Menino Jesus.

Antes do ritual de “Queimação de Palhinhas”, será realizado um cortejo que sairá da Igreja da Sé às 17h e seguirá até o Palácio dos Leões onde possui um presépio. O cortejo será conduzido por três grupos de reis, que apresentarão oferendas ao menino Jesus segundo a tradição. As caixeiras estarão cantando ladainhas em latim e um hino próprio para a "queimação", enquanto isso os fiéis estarão fazendo pedidos para o ano que está começando.

No dia 6 de janeiro, é tradicionalmente comemorado o Dia de Santos Reis. Muitos países católicos lembram o momento da visita dos três Reis Magos a Manjedoura do Menino Jesus, quando levam presentes (ouro, incenso e mirra) ao filho de Deus nascido, personagens da cena dos presépios natalinos, uma tradição no Maranhão que foi trazida de Portugal pelos colonizadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.