São Luís

Cosplayers chamam atenção no Matsuri 2015, em São Luís

Matsuri reuniu mais de 1800 pessoas em dois dias de evento na capital.

Lucas Vieira e Vinícius Aquino / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
 Cosplayers chamaram atenção na 8ª edição do evento. Foto: Vinícius Aquino.
Cosplayers chamaram atenção na 8ª edição do evento. Foto: Vinícius Aquino.

SÃO LUÍS - Mulher Maravilha, Pikachu, Mário, Naruto, Lady Deadpool, Power Ranger Vermelho, Mulher Gato, Hakurei Reimu, Sasuke Uchiha e até um Ichigo Modo Vasto Lorde deram uma passada pela 8ª edição do Matsuri, em São Luís, nesse fim de semana. Além desses, muitos outros cosplayers chamaram atenção no maior evento multitemático de cultura Pop, Geek e Otaku do Maranhão.

Além de palestras, shows, oficinas, workshops e concursos, um dos grandes atrativos do evento foram os cosplayers, pessoas que se fantasiam de seus personagens preferidos. "É muito legal ver essa paixão deles pelos personagens, como eles se preocupam com detalhes e com as performances", diz Teresa Fernandes, que não se vestiu de nenhum personagem, mas foi dar uma volta no evento com um grupo de amigas.

 Roberta foi de Hakurei Reimu para o Matsuri. Foto: Vinícius Aquino.
Roberta foi de Hakurei Reimu para o Matsuri. Foto: Vinícius Aquino.

Perfeccionismo é indispensável para construir uma boa "réplica" do personagem escolhido, de acordo com a cosplayer Roberta, que foi de Hakurei Reimu (do jogo Touhou) para o Matsuri. "É preciso muito perfeccionismo e me orgulho muito do que eu faço, porque tomo cuidado com cada detalhe, desde a lente de contato, até a peruca, penteado, maquiagem, sapato, tudo. Simplesmente, é uma homenagem perfeita para eu representar o personagem que eu amo", explicou ela, que usou uma lente de 17 mm para deixar o olho "maior", com um aspecto parecido com os olhões dos personagens de animes.

Será que tudo é glamour?

Dar entrevista, ser fotografado, receber abraços, elogios... Essa vida de cosplayer é mole, não é? "Não", disse, muito incisiva, a Mulher Maravilha, representada no evento pela estudante Beatriz Altino, ao ressaltar que "confeccionar as roupas dá muito trabalho. A gente passa noites e noites sem dormir para fazer o melhor possível".

"Mas sempre vale a pena", completou a amiga Mulher Gato, nas horas vagas conhecida como Vanessa. "Quando a gente faz a roupa, a gente vive o personagem por um dia. O pessoal não sabe nosso nome, mas nos chama pelo nome do personagem e isso é muito legal", garante, sorridente.

 Cosplayers investem alto para ficarem parecidos com personagens. Foto: Vinícius Aquino
Cosplayers investem alto para ficarem parecidos com personagens. Foto: Vinícius Aquino

Evento

A edição 2015 do Matsuri reuniu cerca de 1800 pessoas nos dois dias de evento. "Gostei muito dessa edição do Matsuri, porque as pessoas estavam mais engajadas. O Matsuri nasceu de um projeto de faculdade e esta já é a oitava edição do evento. O reconhecimento das pessoas, inclusive dos próprios convidados, tem só crescido e isso é muito legal. Pessoas de fora do Estado tem nos procurado e isso ajuda todo mundo, desde o próprio comércio da cidade e até na divulgação de São Luís em outros Estados", explica Miguel Braga, organizador-geral do Matsuri.

Falando em convidados...

Este ano, o evento recebeu Thais Yuki e Marcelo Vingaard (cosplayers de renome internacional); Bruno Sutter, o Detonator (humorista, ator e músico); Eduardo Miranda ("Pai dos Animes no Brasil", além de ex-diretor de cinema da Rede Manchete e crítico de cinema); os dubladores Charles Emmanuel (de Ben 10, Tenma de Pégaso, Mutano de Os Jovens Titãs, Rony de Harry Potter) e Luisa Palomanes (Docinho de Meninas Super Poderosas, Katara em Avatar, Princesa Merida em Valente, Astrid em Como Treinar seu Dragão, Estelar em Os Jovens Titãs, Hermione Granger em Harry Potter).

Também entre as principais atrações do evento estavam os cantores Larissa Tassi, Edu Falaschi, Rodrigo Rossi e Ricardo Cruz, que se uniram na apresentação Os Cavaleiros in Concert para cantar as clássicas trilhas do anime Os Cavaleiros do Zodíaco.

O Matsuri 2015 foi realizado nos últimos dias 21 e 22 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Quem foi, foi. Quem não foi, pode esperar para ir no ano que vem, que vai ter mais.

 Afro Samurai chamou atenção na 8ª edição do evento. Foto: Vinícius Aquino
Afro Samurai chamou atenção na 8ª edição do evento. Foto: Vinícius Aquino

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.