Prevenção

Dicas de segurança para quem vai viajar no feriado

Atitudes simples ajudam a tranquilizar as pessoas durante o período de descanso.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS - Com a comemoração da Independência do Brasil e o aniversário de 403 anos de São Luís, a capital maranhense ganhará um feriado de quatro dias, no qual muita gente irá viajar para curtir ao lado da família os dias de folga. No entanto, não é só na hora de fechar o preço do hotel ou pousada que o consumidor deve ficar atento. Para que não haja surpresas desagradáveis na volta para casa, tais como roubos e invasões domiciliares, também é importante tomar algumas precauções, para manter a tranquilidade de toda a família.

No Brasil, a preocupação com assaltos a estabelecimentos comerciais e domicílios cresce bastante durante as férias e feriados. “Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas dicas e informações úteis que podem fazer a diferença para quem está planejando viajar e ficar tranquilo”, explica o especialista em segurança, Denilson Colodetti Pinheiro.

Para quem vai deixar a residência e curtir o feriado, seguem algumas dicas para minimizar a chance de ocorrências desagradáveis:

Durante a programação de viagem, não é recomendável comentar com estranhos por quanto tempo o imóvel ficará vazio;

Se possível, cancele a entrega de revistas e jornais durante esse período;

Antes de viajar, desligue sempre o registro geral de água e de gás, assim você evita acidentes e economiza gastos;

Certifique-se de trancar todas as portas e janelas, mesmo em saídas rápidas;

Para não expor a ausência de pessoas nas casas, deixe as persianas fechadas, essa ação dificulta saber se há ou não alguém no imóvel;

Peça para algum vizinho retirar as correspondências deixadas na caixa. O acúmulo delas na sua porta revela que não há ninguém em casa;

Não é recomendável deixar dinheiro, joias e objetos de valor dentro do imóvel, a menos que estejam guardados em um cofre seguro.

Além dessas dicas, é recomendado que antes de agendar viagens, o proprietário da residência instale um sistema de segurança projetado para o seu tipo de imóvel. “Domicílios que contam com uma empresa de segurança para monitoramento reduzem expressivamente o sucesso dos criminosos”, comenta Denilson.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.