Cinema

Guarnicê de Cinema será aberto nesta quarta-feira com palestra

"Cinema Contemporâneo: a estética, a crítica" será o tema debatido na abertura do evento.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

Em exibição nesta quarta-feira, (2/10), no 36º Festival Guarnicê de Cinema, os filmes do Bloco 2 da Mostra Competitiva de Digitais Curtas e Média Metragens e do Bloco 3 da Mostra Competitiva de Digital Longa Metragem. As mostras competitivas terão início às 14h30, no Auditório Central da Cidade Universitária da UFMA, em São Luís do Maranhão. Toda a programação do Festival Guarnicê tem entrada gratuita.

A programação oficial será aberta às 9h, com a Mesa Redonda “Cinema Contemporâneo: a estética, a crítica”. O coordenador e debatedor será o Professor Plínio Santos Fontenelle (UFMA) e o palestrante será o Prof. José Francisco Serafim (UFBA). Com apresentação da Petrobras, patrocinadora junto com a Vale e Banco do Nordeste, o festival tem apoio da Fundação Sousândrade.

O Guarnicê é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão. A programação continuará às 11h, também no Auditório Central da UFMA, com o lançamento do livro “Curta Metragem, compilação de idéias e entrevistas do blog Os curtos Filmes” de Rafael Spaca. Já às 14h30m começa o Bloco 2 da Mostra Competitiva de Filmes e Digitais, Curtas e Médias Metragens.

Competirão os filmes O BONECO DE NEVE, de Diego Müller; REQUILIA, de Renata Diniz; O PACOTE, de Rafael Ainda; ANIMADOR, de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet; DE COSTAS PRA RUA/UM FILME SOBRE PANELADA, de Fernando Ralfer. O ABOSLUTISMO DAS COISAS, de Louis Robin; O RESTAURO/REFORMA DA FONTE DO RIBEIRAO, ANO 2012, de Manlio Macchiavello; SEM PERDER A TERNURA, de Marcia Paraiso e Ralf Tambke; ATENCIOSAMENTE, LO TURCO, de Debora Guimarães e O BURACO, de Leandro Guterres.

Já às 17 começa o Bloco 3 da Mostra Competitiva de Digital Longa Metragem. Serão exibidos os filmes LUÍSES/SOLREALISMO MARANHENSE, de Lucian Rosa; PERNAMCUBANOS/O CARIBE QUE NOS UNE, de Nilton Pereira; MARILHA AMOR PARA 400 ANOS, de Nilson Takashi. Info: www.cultura.ufma.br/guarnice2013.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.