Roteirista de 'Cidade de Deus' diz que ainda não processou muito bem sua indicação

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

RIO - O roteirista de "Cidade de Deus" encaminhou à imprensa uma nota sobre sua reação à indicação ao Oscar. Bráulio Mantovani compartilha a mesma surpresa da nomeação com Fernando Meirelles, que ficou impressionado com o fato do longa em português ser indicado na categoria de melhor roteiro adaptado.

Lei abaixo a nota na íntegra:

"Nunca esperei que um filme em português pudesse ser indicado ao Oscar de roteiro. Ainda não processei muito bem essa informação. O roteiro de "Cidade de Deus" já tinha me dado muitas alegrias, desde o primeiro tratamento, quando foi selecionado para o Laboratório de Roteiros do Sundance Institute e ganhou o prêmio do WGA/MPA (Writers Guild of America/Motion Picture Association) em 1999.

Esse reconhecimento, o sucesso do filme e agora a indicação para o Oscar não teriam sido possíveis sem o romance do Paulo Lins. Os personagens e as histórias saíram do livro. Talvez eu tenha o mérito de saber escolher os melhores momentos e os melhores personagens para contar aquelas histórias em forma dramática. Esse mérito eu divido com o Fernando.

E, com o perdão da falta de modéstia, certamente tenho o mérito de articular uma estrutura narrativa eficiente e coesa para dar sentido dramático a tantas histórias.

Entretanto, justiça seja feita, nada disso teria adiantado se não fosse o impressionante talento do Fernando Meirelles, do César Charlone, do Daniel Rezende, de todo o elenco maravilhoso e de toda a equipe técnica do filme. Todos eles ajudaram o roteiro a ganhar sua forma definitiva. Obrigado a todos. Bráulio Mantovani

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.