Como pessoas contraem a gripe das aves? Saiba mais sobre a doença

O Globo e Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

Como pessoas contraem a gripe das aves? Através do contato próximo com aves doentes. O vírus é excretado nas fezes das aves, que ressecam e se pulverizam, podendo ser inaladas.

Como o vírus passou a ser transmitido para pessoas? O vírus H5N1 sofreu uma mutação genética que lhe deu a capacidade de romper a barreira das espécies.

É perigoso comer frango? Especialistas dizem que não. Segundo eles, o vírus não é transmissível por carne ou ovo cozidos. A OMS vem inclusive recomendando cuidado no cozimento de frango e seus subprodutos.

O contágio de uma pessoa para outra é possível? Por enquanto, não. Para que isso ocorra será necessário que uma mesma pessoa seja infectada pelo H5N1 e por um vírus da gripe humana e esses micróbios troquem material genético. O vírus resultante poderá então ter a agressividade da gripe das aves e a altíssima capacidade de transmissão de uma pessoa para a outra da gripe humana comum. Esta é a maior preocupação de especialistas.

Quando a gripe das aves começou a afetar pessoas? Em 1997, em Hong Kong. Dezoito pessoas foram infectadas e seis morreram. Em 2003, duas pessoas vindas da China desenvolveram a doença em Hong Kong e uma morreu. Outra pessoa da família, que vivia na China, morreu de uma doença respiratória semelhante na mesma época, mas não foram feitos testes para se confirmar se o H5N1 era a causa.

Toda gripe das aves é causada por esse vírus? Não. Há outras cepas de vírus da gripe que até hoje não demonstraram facilidade de saltar das aves para as pessoas. O Paquistão e Taiwan, que estão entre os países atualmente afetados, acreditam estão diante de outros vírus, menos propensos a passar das aves para as pessoas.

Outros vírus de gripe das aves afetam seres humanos? Houve casos isolados de transmissão de outras cepas do vírus do tipo A de aves para pessoas. Em 1999, duas crianças de Hong Kong contraíram o H9N2 e se recuperaram. Em 2003, uma outra contraiu o H9N2 e também se recuperou. Também no ano passado, cerca de 80 pessoas contraíram o H7N7 na Holanda e um homem morreu. Todos os casos foram associados ao contato com aves domésticas.

O vírus H5N1 é mais agressivo? Sim. Ele é altamente letal para aves. Os poucos casos em seres humanos sugerem que pode matar 30% ou mais das vítimas. A gripe comum mata menos de 1% dos infectados.

Quais os sintomas da doença que está assustando a Ásia agora? Inicialmente, são semelhantes aos da gripe comum. Mas podem ocorrer infecções oculares, pneumonia viral ou bacteriana, mal-estar respiratório agudo e outras complicações graves.

Como é o tratamento? Com antivirais. Uma vacina específica está em desenvolvimento.

O que quer dizer H5N1? H e N são iniciais de proteínas. Há três tipos de vírus da gripe: A. B e C. O A e o B são os mais comuns. Mas o A é classificado em vários subtipos, em função de alterações nas proteínas hemaglutinina (H) e neurominidase (N), que existem na superfície dos vírus. Mutações nos genes que controlam a produção dessas proteínas resultam no aparecimento de um novo subtipo do vírus A da gripe, para o qual o sistema imunológico humano não está preparado. Há 15 variações de hemaglutinina e nove de neurominidase conhecidas. Nem toda mudança implica que a gripe resultante será devastadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.