'Carandiru' e 'Cidade de Deus' são esperanças para o Oscar

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

LOS ANGELES - ''Carandiru", de Hector Babenco, poderá ser indicado na manhã desta terça-feira para o Oscar de melhor filme estrangeiro. "Cidade de Deus", que concorreu a filme estrangeiro no ano passado, foi exibido este ano nos Estados Unidos e muito elogiado, figurando em várias listas de críticos. O poder de fogo dos estúdios Miramax poderá indicá-lo em categorias como melhor roteiro, direção e fotografia.

As indicações ao maior prêmio do cinema mundial saem às 11 horas (de Brasília), com os vencedores conhecidos no dia 29 de fevereiro. Na véspera, no dia 28, será a vez dos piores do cinema na 24ª edição dos Razzie Awards, o prêmio Framboesa de Ouro, que teve seus indicados divulgados nesta segunda-feira.

O campeão de indicações foi "Gigli", estrelado pelo ex-casal Ben Affleck e Jennifer Lopez, que rompeu o noivado na semana passada sem maiores explicações. "Gigli" teve indicações em todas as categorias do Framboesa: pior filme, pior ator (Ben), pior atriz (Jennifer), pior ator coadjuvante (Al Pacino e Christopher Walken), pior atriz coadjuvante (Lanie Kazan), pior roteiro e direção (Martin Brest) e, de quebra, pior casal (Ben e Jennifer).

Duas comédias tiveram oito indicações cada, ''The cat in the hat'', sobre um tradicional personagem infantil americano estrelada por Mike Myers, e "From Justin to Kelly", uma comédia musical estrelada por dois vencedores do programa ''American idol'', Justin Guarini e Kelly Clarkson. E a seguir, com sete, ''As panteras detonando'', com o trio de beldades Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu. Sylvester Stallone se tornou recordista com a 30ª indicação, mais do que qualquer outro ator, desta vez como coadjuvante por "Spy kids 3-D: Game over".

O anúncio dos prêmios afirma que Stallone faz cinco papéis no filme e poderia ocupar a categoria inteira. Mas ele está em boa companhia ao lado dos citados Pacino e Walken, de Anthony Anderson ("Canguru Jack") e Alec Baldwin ("The cat in the hat"). Drew Barrymore e Cameron Diaz foram indicadas como piores atrizes, mas a vilã Demi Moore se destaca na lista de piores coadjuvantes. Só Lucy Liu escapou.

O jovem ator Ashton Kutcher, que namora Demi, brilha em várias categorias do Framboesa, como pior dupla, ao lado de Brittany Murphy ("Recém casados") e de Tara Reid ("A filha do chefe") e ainda como pior ator pelos filmes citados e por ''Doze é demais''.

A façanha que "O retorno do rei", o encerramento da trilogia de "O senhor dos anéis" está conseguindo, como vencedor de quatro Globo de Ouro e favorito ao Oscar, se repetiu no Framboesa pela ausência completa do filme em qualquer categoria. A mesma sorte não tiveram os irmãos Wachowski, indicados como piores diretores pelas duas seqüências de "Matrix", mais uma prova de que deviam ter feito um filme só.

O Framboesa tem duas categorias originais: para pior desculpa para fazer um filme estão indicados "Mais velozes e mais furiosos'', "As panteras detonando", "The cat in the hat", "From Justin to Kelly" e "The real Cancun". Para pior remake concorrem "Mais velozes e mais furiosos", ''As panteras detonando'', "Doidos à solta: quando Harry conheceu Lloyd", "From Justin to Kelly" e "O massacre da serra elétrica".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.