Roteiro especial para a gurizada hoje e amanhã

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

As festas em comemoração ao Dia das Crianças prometem movimentar a Ilha no final de semana. Com pitadas de fantasia e encantamento, o espetáculo O Fantástico Encontro de Magá e o Curupira, encenado pelos atores Silvana Cartágenes e Hélio Martins, iniciará temporada hoje no Circo da Cidade, onde permanece em cartaz durante todos os finais de semana deste mês.

No Ceprama, o grupo Os Pequenitos realizará show com várias participações especiais. Amanhã, será a vez do grupo Mulekada subir ao palco da Batuque Brasil, às 17h.

Formado pelos cantores mirins Vânia, Vanessa e Júnior, o grupo Os Pequenitos, apresentará o show Festão da Criança, no Ceprama. No roteiro, uma seleção de hits para não deixar os ‘baixinhos’ parados. A seleção vai de Xuxa a Angélica, passando por nomes como Sandy e Júnior e artistas da música baiana.

A participação especial fica por conta do Boi Barriquinha, versão infantil da brincadeira da Madre Deus, e do grupo de dança Os Fenomenais. O show terá início às 17h.

Das lendas maranhenses saem os personagens da peça O Fantástico Encontro de Magá e o Curupira. Os dois vivem uma aventura fantástica, lutando em defesa da natureza, ameaçada pela ação predatória dos homens. Esta aventura começa quando Magá - uma lavadeira que adora contar histórias - consegue atravessar o portal que separa a realidade da fantasia. Com esse recurso, torna-se amiga do Curupira - personagem lendário que tem como principal tarefa defender a natureza.

O encontro dos dois acontece depois que pressentem a ameaça de destruição da mata. Deixando as diferenças de lado, os personagens decidem unir forças para partir na luta em defesa do ambiente.

O objetivo da aventura é garantir a sobrevivência da mata, dos bichos, plantas e rios.

Recursos - Em cena, as crianças se depararão com muita música, danças e elementos cênicos. A interatividade com o público também será um recurso utilizado pelos atores que contarão com a ajuda da platéia para resolver algumas situações do roteiro.

O texto foi escrito pelo ator e bailarino Hélio

Martins, com contribuições da atriz Silvana Cartágenes e do diretor Lio Ribeiro, também responsável pela redação final do texto.

Esta não é a primeira vez que os artistas se encontram profissionalmente. No início da década de 80, o trio chegou a trabalhar junto em alguns espetáculos. “Sempre que nos encontrávamos planejávamos montar um novo espetáculo, mas ainda não havia dado certo”, lembra Hélio Martins. “Cada um foi desenvolvendo sua linha de trabalho individualmente, mas sempre desejamos nos encontrar novamente em espetáculos e desta vez deu certo”, ressalta Silvana Cartágenes.

Brincadeira - Amanhã, será a vez do grupo Mulekada agitar as crianças na Batuque Brasil. O show terá renda revertida para o Projeto Minhas Crianças, realizado pela direção da casa de shows e que atende 100 crianças de comunidades carentes de São Luís.

E foi de brincadeira que a história do Mulekada começou. Formado por Julyana Henrique, Kleber Augusto Camargo (Jacarezinho) e Tatiana Yasmin Ruiz, o grupo é produto do quadro Meu Filho é Uma Gracinha, do Programa Raul Gil. O primeiro CD foi lançado em 99 e virou sensação no cenário da música infantil, atingindo uma vendagem de 180 mil cópias, números para ‘gente grande’ nenhuma botar defeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.