Segredo para a cura da psoríase pode estar na família das margaridas

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

LONDRES -- Uma planta da família das margaridas tradicionalmente usada pelos índios para combater a psoríase foi estudada por uma equipe do King's College, de Londres - e os resultados da pesquisa mostraram que as sementes das margaridas exercem não só um, mas dois tipos de ação importantes para o tratamento da doença.

A pesquisa, ainda em fase de laboratório, foi financiada pela companhia britânica que produz medicamentos a partir de plantas, a Phytopharm Plc, e seus resultados vieram a público na Conferência Farmacêutica Britânica, em Manchester, no norte de Inglaterra.

A psoríase é uma inflamação e escamação da pele. Afetada pela psoríase, a pele apresenta placas vermelhas e escamosas, sobretudo nos cotovelos, nos joelhos, nas mãos e no couro cabeludo, ignorando-se a sua causa exata.

Os cientistas descobriram que as sementes continham uma substância chamada vernodalol, que inibe o crescimento de certas células da pele, produzidas em excesso pelas pessoas que sofrem de psoríase.

Os investigadores descobriram também que essa substância exerce uma ação claramente antiinflamatória, outra propriedade útil para qualquer medicamento que trate esta doença.

Amala Raman, que dirigiu a equipe de pesquisa, disse que, em geral, os medicamentos contra a psoríase só têm um tipo de ação.

"O que é interessante sobre a vernonia é que tem uma dupla ação", ressaltou. "Nossos avós tinham sua razão".

Raman comentou que ainda não tinha decidido qual seria o próximo passo na investigação sobre a psoríase, mas que poderá ser desenvolvido um novo medicamento ou um produto herbário.

A psoríase manifesta-se quase sempre entre os 10 e os 40 anos e afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.