Femaco contará com 54 corais de todo o Brasil

Evento promovido pela UFMA e que acontecerá no próximo mês terá participação de grupos de 8 estados.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

A capital maranhense servirá de palco para representantes do canto coral de vários estados brasileiros mostrarem seus trabalhos. No período de 15 a 20 de outubro, 54 grupos de coral se apresentarão no 26º Festival Maranhense de Coros (Femaco), o mais antigo do país. O evento acontecerá na Igreja da Sé (Centro).

De acordo com os organizadores, este ano o festival registrará a participação de mais de dois mil cantores. Ao todo, serão 20 grupos de canto coral infantil e 34 adulto, dos estados de Pernambuco, Ceará, Piauí, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e, claro, Maranhão.

O Femaco é realizado anualmente pela UFMA, por meio do seu Departamento de Assuntos Culturais. Euclides Moreira Neto, diretor do DAC, afirma que as dificuldades financeiras ainda cercam o evento. “O projeto do Femaco, apesar de ser aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei nº 8.313/91), não captou nenhum patrocínio via essa Lei”, informou Moreira Neto.

O diretor do DAC informou ainda que, este ano, o Festival Maranhense de Coros será realizado na Igreja da Sé, devido à falta de recursos. “A pouca captação impediu a Universidade de levar o evento para um local maior”, justificou. Alguns patrocinadores, porém, foram angariados. Este ano, o festival contará com apoio da Amazônia Celular, Companhia Vale do Rio Doce, Prefeitura de São Luís, Sebrae e Unimed.

Entre os grupos de canto coral de outros estados que participarão do evento, destacam-se o Coral Harmony Voices (Sesc Teresina-PI), Habeas Coros, (Natal-RN), Coral Facho (Olinda-PE), Coral Tocanto (Palmas-TO), Coral Sindivoz (Aracaju-SE), Coral Unimed (Fortaleza-CE), Coral Prisma (Maceió-AL) Coral Integração (formado por funcionário da empresa CHESF dos Estados do PI/BA/PE), Madrigal do Recife (Recife-PE) e Coral das Águas (Vitória-ES). Do Maranhão participam 43 corais, a maioria da capital.

Para participar do evento, basta trocar o ingresso por 1 Kg de alimento não perecível. O material arrecadado será doado a entidades filantrópicas.

Serviço

Evento: 26º Festival Maranhense de Coros (Femaco)

Quando: De 15 a 20 de outubro

Onde: Igreja da Sé (praça Pedro II, Centro)

Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.