Projeto musical

Municípios maranhenses recebem projeto "Conexões Musicais" da Orquestra Sinfônica Brasileira

Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes receberão concertos de câmara. Instrumentistas da OSB ministrarão workshops para músicos locais.
Na Mira, com informações da assessoria es da assessoria20/11/2019 às 08h57
Municípios maranhenses recebem projeto "Conexões Musicais" da Orquestra Sinfônica Brasileirao Quinteto de Metais da OSB apresentará ao público um programa composto por obras de Pixinguinha, Ary Barroso, Gilberto Galiardi, entre outros compositores. (Foto: divulgação)

PEDREIRAS - Durante uma semana, o Conexões Musicais, projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira, passará por cinco municípios do interior do Maranhão. Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes receberão apresentações do Quinteto de Metais da OSB, com entrada gratuita, nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de novembro, respectivamente. Antes disso, no dia 23/11, músicos moradores dessas cidades terão a oportunidade de participar de workshops gratuitos com renomados instrumentistas integrantes da orquestra, em Pedreiras.

Formado por Nilson Coelho e Jessé Nascimento (trompete), Eliezer Conrado (trompa) e Ricardo Santos e Elber Ramos (trombone), o Quinteto de Metais da OSB apresentará ao público um programa composto por obras de Pixinguinha, Ary Barroso, Gilberto Galiardi, entre outros compositores. Em Pedreiras, o concerto será no dia 25, na Igreja Matriz, e no município de Trizidela do Vale será no dia 26, no Auditório Municipal Dr. Kleber Carvalho Branco. Já em Lima Campos, a apresentação será na Praça Duque de Caxias, no dia 27. Capinzal do Norte recebe o concerto da OSB no dia 28, na Igreja Matriz, e Santo Antônio dos Lopes fecha o circuito no dia 29, na Igreja Matriz. Todas as apresentações terão entrada gratuita e começarão às 19h30.

No sábado anterior aos concertos, dia 23 de novembro, os integrantes do quinteto ministrarão workshops para músicos e estudantes de música moradores dessas cinco cidades, na Escola Carlos Martins, em Pedreiras. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com instrumentistas de uma das principais orquestras do país, gratuitamente. Serão aulas de trombone, trompete e trompa.

Em setembro deste ano, educadores da rede pública de ensino desses municípios tiveram a oportunidade de participar do “Orquestra em Sala”, que é o primeiro contato da OSB com as comunidades por onde passa. Na ocasião, professores foram capacitados para replicarem a seus alunos os conhecimentos adquiridos sobre o universo da música de concerto, o funcionamento de uma orquestra sinfônica e o trabalho dos músicos.

Criado em 2017, o Conexões Musicais tem como objetivo criar uma rede de interação em cidades do interior, promovendo o acesso à cultura e à informação. A Orquestra Sinfônica Brasileira conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.