Relembre

Oscar 2017: saiba quais são os dez filmes mais premiados da história

Em 2017, o filme <i>La La Land</i> tem a chance de entrar na lista dos mais premiados.

Emmanuel Menezes/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O longa de James Cameron foi indicado a 14 categorias.
O longa de James Cameron foi indicado a 14 categorias. (Foto: Reprodução)

MUNDO - A premiação cinematográfica mais prestigiada do mundo, o Oscar, divulgou hoje (24), pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a lista de indicações para a edição de 2017.

Como a premiação se tornou o assunto do dia, o Na Mira resolveu listar os 10 longas que mais receberam estatuetas na história da premiação.

Veja:

A UM PASSO DA ETERNIDADE (1953)

Em 1953, a academia do Oscar deu oito prêmios ao filme, que teve Frank Sinatra no elenco. Venceu nas categorias: fotografia em preto e branco, melhor filme, atriz coadjuvante, diretor, ator coadjuvante (Sinatra), montagem, som e roteiro adaptado.

O SINDICATO DOS LADRÕES (1954)

O longa recebeu oito estatuetas por: melhor filme, diretor, ator (Marlon Brando), atriz, direção de arte em preto e branco, montagem, roteiro original e fotografia em preto e branco.

MY FAIR LADY (1964)

O clássico filme, com Audrey Hepburn e Rex Harrison, faturou nove estatuetas nas categorias de melhor filme, diretor, direção de artes, fotografia a cores, ator, trilha sonora, som e figurino a cores.

O PACIENTE INGLÊS (1996)

O filme, estrelado por Ralph Fiennes e Juliette Binoche, também ganhou nove estatuetas, nas categorias: melhor filme, atriz coadjuvante, diretor, fotografia, figurino, direção de arte, montagem, som e trilha sonora.

O ÚLTIMO IMPERADOR (1987)

A co-produção do Reino Unido, Itália, França e China rendeu ao longa nove estatuetas nas categorias melhor filme, diretor, fotografia, som, roteiro adaptado, direção de arte, trilha sonora, figurino e montagem.

GIGI (1958)

E também com nove prêmios, o filme conquistou o Oscar nas categorias direção de arte, melhor filme, diretor, montagem, figurino a cores, trilha sonora, roteiro adaptado, fotografia a cores e canção original.

AMOR, SUBLIME AMOR (1961)

Em 1961, o longa garantiu 10 estatuetas como melhor diretor, filme, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, montagem, som, trilha sonora, fotografia a cores, figurino a cores e direção de arte.

BEN-HUR (1959)

Com 11 premiações no Oscar do total de 12 indicações, longa conquistou as categorias melhor filme, diretor, ator (Charlton Heston), ator coadjuvante, direção de arte a cores, som, trilha sonora, fotografia, efeitos especiais, figurino a cores e montagem.

TITANIC (1997)

O longa de James Cameron foi indicado a 14 categorias e conquistou 11: melhor diretor, melhor filme, fotografia, canção original, direção de arte, som, figurino, efeitos especiais, montagem, trilha sonora e efeitos sonoros.

O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI (2003)

Também com 11 estatuetas, a terceira parte da saga de J.R.R Tolkien venceu nas categorias direção, melhor filme, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, efeitos sonoros, montagem, figurino, som, trilha sonora, e canção original.

A trilogia de O Senhor dos Anéis foi indicada a pelo menos a 30 categorias para o Oscar, e ganhou um total de 17 prêmios.

Para saber se La La Land, o filme com mais indicações neste ano, irá bater mais um recorde, resta esperarmos pela 89ª edição da cerimônia, que será realizada em 26 de fevereiro, em Los Angeles. O apresentador será o comediante Jimmmy Kimmel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.