Cinema

Morre David Seidler, roteirista vencedor do Oscar, aos 86 anos

Ele foi responsável pelo roteiro do filme O Discurso do Rei.

Na Mira

Atualizada em 18/03/2024 às 16h54
A informação da morte foi confirmada pelo empresário de David, Jeff Aghassi, à BBC.
A informação da morte foi confirmada pelo empresário de David, Jeff Aghassi, à BBC. (Foto: divulgação)

NOVA ZELÂNDIA - O roteirista David Seidler, ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2011 por "O Discurso do Rei", morreu aos 86 anos de idade. Seu último trabalho no cinema foi o musical "Dama de Espadas", lançado em 2016. Com uma carreira que se estende por décadas, Seidler deu início no mundo artístico escrevendo episódios para a série animada "Adventures of the Seaspray" em 1965. Ao longo de quatro décadas, contribuiu com diversos trabalhos para a televisão antes de migrar para o cinema em 2010 com o aclamado filme que lhe rendeu o Oscar.

Ao receber o prêmio, David dedicou seu Oscar de 2011 a "todos os gagos do mundo" – e na época agradeceu à Rainha por "não me colocar na Torre por usar a palavra F". O longa-metragem "O Discurso do Rei", teve a direção de Tom Hooper e foi estrelado por Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter. O filme é um drama histórico que coloca em foco o príncipe Albert da Inglaterra como personagem principal. O filme retrata os desafios enfrentados por ele, que é gago, ao ter que assumir o trono. Além disso, em 2011, a obra foi premiada com o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

De acordo com seu empresário, Jeff Aghassi, David Seidler faleceu na Nova Zelândia durante uma viagem de pesca. "David estava no lugar que ele mais amava no mundo, a Nova Zelândia, fazendo o que ele mais gostava, que é pescar." Ele acrescentou ainda: “Se ele tivesse a chance, tenho certeza de que ele teria roteirizado uma passagem exatamente como foi.”, explicou o empresário.

 

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.