Reflaxão

Quadrilha aposta em tema social para representar o MA no Festival da Globo Nordeste

Matutos do Rei, de Açailândia, se apresenta neste domingo, em Goiana (PE).

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
O grupo conta com 122 quadrilheiro.
O grupo conta com 122 quadrilheiro. (Foto: Jefferson Sousa /Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – Vencedora da oitava edição do Arraiá da Mira, a quadrilha Matutos do Rei, de Açailândia, aposta na crítica social, com a qual venceu o festival do Grupo Mirante, com uma abordagem sobre reassentamento da comunidade de Pequiá de Baixo de Açailândia (MA).

Com o tema Verdade e Amor se encontrarão, Justiça e Paz se abraçarão, a junina trouxe uma reflexão sobre a luta da comunidade contra a poluição promovida pelas empresas siderúrgicas.

O enredo focou, também, no trágico destino de um homem que ficou cego pelo excesso da fumaça e poeira. Com um figurino todo feito à mão pelo brincante Wallison Melo, os 122 quadrilheiros pediram a união entre a justiça e a paz, e encantou os jurados, no concurso realizado em Imperatriz.

Agora, preparados, os quadrilheiros esperam fazer bonito no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, que ocorre neste domingo (26), em Goiana (PE). O grupo junino vai aproveitar a experiência bem sucedida do Arraiá da Mira para o festival em Pernambuco.

A seguir, alguns comentários de pessoas sobre a abordagem da Matutos do Reisobre a luta de Piquiá de Baixo:

Chico Alencar Senador pelo PSOL-RJ – “Acabei de ver a festa junina, espetáculo de libertação! Uma beleza encenada pelo povão..."

Marcelo Barros Monge e teólogo da Libertação - "Que alegria saber dessa luta e como a comunidade de Piquiá de Baixo a celebra através da quadrilha estilizada (nunca tinha ouvido falar disso). Vou divulgar".

Zé Vicente Cantor e poeta - "Agradecido pela linda partilha. Li o texto com emoção. Vi as fotos com avidez de poeta sedento de boas razões para seguirmos adiante nestes tempos de tantas urgências. Vou publicar na minha página no face. Abração, e muita força e arte na missão aí, como aqui".

Rogener Psicóloga e pedagoga - "Que interessante. As raízes são fortes. Obrigada”.

Dom Roque Paloschi, Bispo de Porto Velho e Presidente do CIMI - "Obrigado pelo envio do texto e do vídeo dos MATUTOS DO REI NO ARRAIÁ DA MIRA 2016. Li e assisti. E quero lhes parabenizar, nada melhor que o teatro, encenação para ajudar a nossa juventude assumir a bandeira de luta".

Cristiane Murray Jornalista da Rádio Vaticana - "Que lindeza de espetáculo! quanta dedicação... e que mensagem! Felicito vocês e todo este povo pelo esforço e as vitórias obtidas. Isso vai dar uma boa pauta para a rádio vaticano".

Marcos Reis Militante do CIMI-PA - "Que espetáculo lindo! Essa quadrilha deveria andar por muitos lugares, levando essa mensagem de luta e resistência da comunidade de Piquiá de Baixo! Muita força na caminhada!”.

Bartolomeu Mendonça Professor de sociologia da UFMA de São Luís - "Impossível não se emocionar e sentir a força da beleza dessa luta que nos inspira e revigora"

Maiana Maia Rede Brasileira de Justiça Ambiental e FASE - "Fiquei arrepiada com o relato da troca dos anéis de tucum entre as juventudes brincantes e guerreiras! ;). Parabéns à toda turma envolvida nessa luta, temos aprendido muito com vocês sobre como resistir (e florir, ainda além!)".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.