Luto

Artistas maranhenses lamentam a morte de Papete

Vários deles publicaram mensagens lamentando o ocorrido.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Papete deixa um legado para a música brasileira.
Papete deixa um legado para a música brasileira. (Reprodução)

IMPERATRIZ – A morte do cantor e instrumentista maranhense Papete, na madrugada desta quinta-feira (26), causou grande comoção nos artistas do Estado. Vários deles publicaram mensagens lamentando o ocorrido.

Bastante abalado, o cantor Erasmo Dibell disse que Papete foi “um amigo, padrinho e pai. Foi através dele, em 1991, após gravar uma música minha, Filho da precisão, que tive ascensão. Na verdade, não foi só eu, Papete ajudou vários artistas”, afirmou o músico, lembrando que a notícia da morte lhe deixou bastante abalado. “Foi com muita tristeza que recebemos essa notícia”.

Erasmo lembrou, ainda, que eles tinham um projeto em andamento. Juntos, os artistas estavam programando uma turnê denominada Ouro de Mina, com vários shows agendados. A turnê tinha apresentações agendadas em vários Estados, começando pelo Maranhão, Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife.

Para Chiquinho França, o Brasil, sobretudo o Maranhão, perdem um pouco o ritmo. “Acaba de partir um dos maiores músicos percussionista brasileiro/maranhense. Perda e tristeza para o movimento Som Mará. Ele continuará sendo um dos pilares do nosso projeto, permanecerá para sempre em nossas memórias, disse o instrumentista, ressaltando que “o céu certamente amanheceu mais alegre e cheio de ritmos”.

O produtor cultural Osório Neto, também, lamentou a morte do artista. “Eu lamento muito a perda de Papete, e deixo minhas condolências aos amigos e família de um grande parceiro, irmão, artista e poeta. Papete incentivou várias gerações com sua voz, seus arranjos, seus ritmos, e deixa um legado muito grande para que as novas gerações dêem continuidade”.

Zeca Tocantins lembrou da importância de Papete para a música brasileira. “Foi Papete quem revelou vários compositores maranhenses ao gravar músicas que fizeram parte do disco Bandeira de Aço. Seu legado é tanto que foi homenageando por Toquinho, como um grande percussionista. Então, a música como um todo perde um grande nome”.

Alcione, também, se manifestou:

Zeca Baleiro usou o Twitter para prestar homenagens:


As cantoras Milla Camões e Nathália Ferro também:

Papete estava internado em São Paulo, desde o início deste ano, para tratamento de um câncer de próstata. O cantor, de 68 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (26), e seu corpo será velado em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.