Expoimp

Em Imperatriz, cavalgada abre oficialmente a 50ª edição da Expoimp

A festa foi marcada por animação, alegria e estilo na manhã deste sábado.

Angra Nascimento / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17

IMPERATRIZ – Mantendo a tradição, neste sábado (7), foi dado o pontapé inicial para a edição comemorativa dos 50 anos de Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), com a tradicional cavalgada, que está em sua 27ª edição. A festa foi marcada por animação, alegria e estilo, onde cavaleiros e amazonas fizeram o trajeto com saída da Praça da Cultura, percorrendo ruas da cidade até o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

Leia também: Cavaleiros confraternizam com café da manhã para cavalgada

A grande novidade desta edição foi em relação à organização das comitivas, que contou com uma estratégia diferente, visando ter uma melhor logística do evento, que ocorreu sem imprevistos. “A ideia é dar mais segurança para as pessoas que participam da cavalgada, e para a população de um modo geral. Isso que nós estamos tentando fazer, que é fazer esses flashs (pela Mirante FM), para informar a população onde a cavalgada está, e que horas a pessoa pode passar”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Armelindo Ferrari Júnior.

Foto: Angra Nascimento / Imirante Imperatriz
Foto: Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

A principal novidade são as comitivas, que o sindicato tenta fazer com que se tornem uma referência do evento. Aliás, as comitivas mais organizadas receberam premiação. “Estamos tentando colocar as comitivas como um referencial da cavalgada, para que este ano e ano que vem, possam aumentar a participação das comitivas. Estamos com poucas comitivas este ano, mas a ideia é começar para que ano que vem ter mais comitivas participando”, afirmou o presidente.

Foto: Angra Nascimento / Imirante Imperatriz
Foto: Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

A estratégia contou com uma comissão de frente composta de 10 pessoas montadas a cavalo, cada uma com um berrante. Depois veio a comissão do Sinrural e autoridades. Logo atrás vêm as comitivas organizadas e uniformizadas, seguida do pessoal sem uniforme (pipoca). E por último, as carroças.

A forma como a 27ª cavalgada foi organizada agradou os praticantes. “Foi uma boa ideia. Eu gostei muito dessa organização”, avaliou o cavaleiro Fábio Dias, que participou montado a cavalo, em uma das comitivas organizadas.

Já o cavaleiro Wilson Xavier, que veio de São Lisboa, participou montado em um boi de aproximadamente mil quilos. “Sempre participo da cavalgada de Imperatriz, sempre montado em boi. Depois que montei em boi a primeira vez, não monto mais em cavalo”, contou, parabenizando a organização. “A festa está muita organizada, o Sinrural está de parabéns”.

Foto: Angra Nascimento / Imirante Imperatriz
Foto: Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Quem também fez questão de participar da cavalgada foi o prefeito Assis Ramos, que destacou a importância de apoiar o evento agropecuário. “Temos que apoiar e fomentar esta tendência que é o agronegócio em Imperatriz, dentro da pecuária. A cavalgada e a Expoimp personificam esta tendência do povo de Imperatriz, da região de Imperatriz como polo para o agronegócio. E, nós apoiamos totalmente a cavalgada, a Expoimp, e tudo que movimenta esta grande feira”.

Cobertura em tempo real

Outra novidade este ano foi que todo evento contou com a cobertura em tempo real pela Rádio Mirante FM. “Como em todos os anos, a gente sempre está dentro do evento. Este ano, a gente inovou numa parceria com o Sinrural que foi a transmissão ao vivo pela Mirante FM, feita durante toda a cavalgada, passando todas as informações, como local em que a cavalgada está, percurso, e informações de um modo geral. É uma inovação que fortalece esse laço com o Sinrural, com esta que é a maior festa da nossa região”, disse Alan Neto, diretor regional do Grupo Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.