Treinos em Casa

Saiba o que fazer para evitar lesões musculares

Com febre de apps e prática de exercícios em casa, lesões podem se tornar mais comuns.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Especialista ensina cuidados para quem quer estabelecer uma rotina de treinos em casa.
Especialista ensina cuidados para quem quer estabelecer uma rotina de treinos em casa. (Foto: divulgação)

BRASIL - Um dos segmentos afetados pelo distanciamento social causado pelo coronavírus foi o setor de academias e esportes. No entanto, algumas empresas entraram para o mundo virtual e atingiram seu público com aulas por aplicativo. O cuidado, porém, precisa ser redobrado já que os exercícios estão sendo feito em ambiente inadequado e sem acompanhamento presencial de um educador físico.

Segundo a coordenadora de fisioterapia Aline Caniçais, “as lesões mais comuns acontecem no joelho e lombar. A pessoa que está se exercitando em casa precisa se preocupar não só em se exercitar, mas completar o treino sem se lesionar”.

Para evitar que lesões aconteçam durante os exercícios em casa, o fisioterapeuta especialista em reabilitação esportiva, Alexandre Urso, selecionou alguns cuidados.

1. A quarentena pode ser uma motivação para aqueles que não se exercitam porque não tem tempo.

Neste caso, o cuidado precisa ser redobrado já que o seu corpo não está preparado fisicamente. Sempre observar a carga, não tente fazer algo que seu corpo não suporta. É normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias, mas se a dor for muito forte, significa uma lesão, é necessário suspender exercícios na região lesionada.

2. Se você estiver recebendo as instruções por vídeo, assista uma vez antes de executar o movimento.

Tente manter a postura de maneira adequada, não compense o peso, quando possível faça em frente à um espelho. As principais regiões em que vocês deve evitar sobrecarregar são pescoço, coluna e joelhos.

3. Tente executar com perfeição os exercícios

Tenha consciência do seu corpo e como ele está se posicionando. Caso tenha dificuldade, observe melhor antes de executar. Durante a execução, observe como seus músculos se comportam e se você sente uma sobrecarga em algum local do corpo. Caso não sinta nenhuma dor, continue seguindo as orientações.

4. Durante os exercícios de membros superiores (braços) evite contrair o músculo trapézio

Evite também movimentos projetando a cabeça a frente ou passar barra ou cabo atrás da cabeça. Já quando for realizar exercícios para os membros inferiores (pernas) não deixe o joelho desviar do eixo do corpo, seja para fora ou para dentro; sempre tente deixar o joelho na mesma linha do ombro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.