Hora de estudar!

Cinco filmes que já caíram no Enem e podem te ajudar

O exame está marcado para o dia 4 de novembro!

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
O ENEM já está chegando!
O ENEM já está chegando! (Foto: Divulgação)

Quer uma dica de filmes que também podem te ajudar a estudar antes do exame do Enem? Cada vez mais atual, o Exame Nacional do Ensino Médio utiliza de métodos mais presentes na vida do estudante e os filmes ou documentários podem te ajudar!

Leia mais: Vai encarar a redação do Enem? Veja filmes que podem ajudar

Confira os filmes que já caíram em provas do Enem:

Lixo Extraordinário (2010)

O documentário aborda o registro do trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Em uma questão do Enem, foi pedido para o aluno identificar a relevância do documentário que teve como cenário um lixão a céu aberto.

Frida (2002)

O filme que conta a trajetória da pintora mexicana Frida Kahlo, que se tornou referência ao feminismo. Ao longo da sua vida, Frida se casa com o artista Diego Rivera, com quem compartilha suas opiniões políticas radicais, paixão e trabalho. No Enem, o filme já caiu em uma questão de inglês que trazia uma crítica do clássico de 2002.

Homem do Futuro (2011)

Com direção de Cláudio Torres e estrelado por Wagner Moura, o filme traz o cientista Zero, que é ridicularizado após sua última invenção o levar ao passado, lhe dando a chance de refazer sua vida. De volta à época de faculdade, ele reencontra Helena, sua paixão, mas acaba interferindo em acontecimentos do futuro. Agora, Zero precisa consertar o futuro sem perder Helena de novo. No Enem, o filme foi abordado em uma questão de gramática que analisava um texto sobre o filme e pedia que o estudante justificasse o tempo verbal usado no texto.

Menina de Ouro (2005)

Na trama, Frankie Dunn é um veterano treinador de boxe de Los Angeles que mantém quase todos a uma certa distância, exceto o velho amigo e sócio Eddie Dupris. Quando Maggie Fitzgerald, uma operária transferida de Missouri, chega ao ginásio de Frankie em busca de sua experiência, ele fica relutante em treinar a jovem. No Enem, o filme caiu em uma questão de interpretação sobre um artigo que descrevia o longa.

Muito além do peso (2012)

O documentário da cineasta Estela Renner, analisa a qualidade da alimentação infantil e os efeitos da publicidade de alimentos. Uma questão do Enem já pediu para o candidato analisar uma resenha do filme e pediu para identificar o principal argumento da resenha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.