Economize!

Saiba como economizar nas compras de presentes para o Natal

Nada melhor do que passar essa data com as contas no azul.
Na Mira07/12/2016 às 15h30

BRASIL - Com a proximidade do Natal, o comércio inicia o tradicional ritual de vitrines decoradas com o que há de mais belo para estimular as compras. E para não gastar muito na hora das compras, o professor de Administração Marcelo Santos, oferece dicas para economizar. “Vale a pesquisa em sites, tendo em conta que não há custos com aluguel, equipe de vendas, luz e estoques, já que os produtos ficam em grandes centros de distribuição e abastecem todo o país”, diz.

Outra dica é esperar a data passar e aguardar as liquidações de início de ano. “Um amigo secreto entre parentes ou amigos próximos também é uma boa saída para o bolso, já que evita a compra de presentes para todo mundo, e não existe o risco de alguém ficar sem presente”, pontua.

Quando não há o hábito do amigo secreto, é interessante definir limites (mínimo e máximo de preços) para os presentes. “Uma boa dica é visitar feiras de artesanato (caso o presenteado goste do estilo) e comprar algo customizado, com o nome do presenteado ou algum detalhe especial, como o time do coração ou filme preferido, por exemplo”, diz.

A antecipação das compras raramente é uma boa opção, exceto quando há promoções específicas no comércio. Em algumas ocasiões, as empresas necessitam de capital e optam por liquidar produtos ao invés de recorrer ao mercado financeiro. “O ideal é antecipar a pesquisa do presente, saber o preço real (aquele que é praticado de maneira geral) e verificar se não houve aumento significativo anterior à promoção. Caso o preço real sofra queda, vale a pena a antecipação”, afirma.

Outra opção é a sugestão de um Natal temático. “Pode ser o Natal Literário, em que os presentes podem ser ligados ao tema, ou um Natal Cinéfilo, que pode incluir boxes de filmes, pôsteres e adereços, camisas, entre outros. Participar do evento desvia o foco dos presentes caros para o ato de participação, integração e ainda instiga a busca por itens mais criativos”, completa.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.