Fique ligado

Maquiagem antecipa vencimento de lente de contato

Erros na escolha da maquiagem danifica lente de contato. Frio acentua o risco.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Reprodução/ Internet)

A falta de orientação médica na adaptação de lente de contato continua sendo um problema de saúde pública no Brasil. De acordo com o oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, um levantamento feito nos prontuários do hospital mostra que o uso incorreto de lentes faz com que 2 em cada 10 usuários tenham irritação ocular, perda visual, alergia e em casos mais graves, úlcera na córnea que pode levar à cegueira.

Ele diz que a população feminina é a mais afetada. Isso porque, a mulher predomina entre os usuários brasileiros. Não é só isso. Por causa dos hormônios sexuais femininos está mais predisposta às disfunções da lágrima, causa número um da intolerância à lente que cresce no frio.

Efeitos dos cosméticos nas lentes

O especialista afirma que entre mulheres 35% das complicações com lentes de contato resultam da penetração de resíduos de maquiagem e outros cosméticos nos olhos. Estes resíduos formam depósitos que provocam a quebra mais rápida do filme lacrimal. Por isso, explica, intensificam a irritação ocular. Também diminuem o prazo de validade da lente que sofre alterações na textura, coloração e transparência por causa de sua maior fricção na superfície do olho.

Como se não bastasse, destaca, os depósitos criam uma espécie de biofilme capaz de neutralizar a ação das proteínas antibactericidas da lágrima. Isso faz com que aumentem o risco de alergia e úlcera na córnea. O perigo é ainda maior no inverno porque neste período o ressecamento da lágrima aumenta. Estes fatores podem antecipar o vencimento da lente de contato. Por isso, o oftalmologista recomenda consultar um especialista e interromper o uso imediatamente quando os olhos apresentarem vermelhidão, sensação de corpo estranho e visão embaçada. Em muitos casos é necessário trocar a lente antes do vencimento. Em outros é possível desimpregnar a lente. Depende do tempo que foi usada com depósitos.

Seleção de maquiagem

Queiroz Neto diz que a seleção correta das maquiagens preserva a lente e a saúde ocular. As principais dicas para minimizar as chances de irritar os olhos ou perder a lente antes do vencimento são:

Evite rímel ou delineador a prova d’água porque podem manchar definitivamente a lente.

Não use rímel alongador. Os fios de nylon podem cair no olho e causar irritação.

De preferência aos lápis macios

Substitua as sombras em pó por sombras em bastão para não cair resíduos dentro do olho

Uso seguro

As recomendações do oftalmologista para o uso seguro de maquiagem são:

Lave as mãos antes de colocar a lente.

Coloque a lente antes de aplicar a maquiagem

Mantenha o lápis apontado para não arranhar o olho

Nunca aplique lápis na borda interna das pálpebras. Isso pode irritar os olhos.

Evite aplicar rímel muito próximo à raiz dos cílios.

Mantenha os olhos fechados na aplicação de pó ou blush.

Feche os olhos para aplicar spray de cabelo e perfume em spray.

Retire as lentes antes de remover a maquiagem.

Evita retirar as lentes ou aplicar maquiagem em veículos em movimento

Remova a maquiagem com movimentos do canto externo para o canto interno do olho. O movimento contrário facilita a penetração da maquiagem nos olhos.

Evite esfregar as pálpebras quando remover a maquiagem.

Troque as maquiagens com frequência. Qualquer alteração na cor, cheiro ou consistência, jogue fora.

Lave os pincéis e esponjas a cada uso.

Nunca compartilhe sua maquiagem com outras pessoas,

Higienize e enxágue a lente e o estojo com solução apropriada.

Nunca durma maquiada ou com lente de contato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.