Fique ligado

Cinco dicas para comprar calçados pela internet

Algumas informações necessárias acabam sendo esquecidas.
Divulgação30/07/2016 às 09h49
Cinco dicas para comprar calçados pela <i>internet</i>Foto: Reprodução/Internet

A internet traz muitas facilidades ao dia a dia das pessoas. Dentre suas grandes vantagens, a versatilidade e funcionalidade que ela proporciona, principalmente com o aumento do número de lojas virtuais disponíveis. Assim, é possível pesquisar preços e efetuar as compras com um clique.

Quando o assunto é escolher roupas e sapatos, há certa preocupação por parte de algumas pessoas. Os tamanhos a serem escolhidos podem gerar dúvidas e indecisões, já que não é possível experimentar. O diretor de uma loja especializada em calçados, Luiz Munhoz, dá cinco dicas essenciais para quem quer acertar na compra de calçados pela internet. Confira!

Escolhendo o calçado

Antes de efetuar a compra, é preciso avaliar quais os tipos de calçados ficam confortáveis em seus pés. Pés largos, finos, altos ou baixos. “Cada um dos diferentes formatos de pés requer características específicas e voltadas para o design e a estrutura do tênis”, explica Munhoz.

Eles devem se adaptar perfeitamente às dimensões dos seus membros, respeitando seus limites e se ajustando aos seus pés. Os tênis precisam proporcionar o máximo de conforto, segurança e estabilidade a fim de evitar acidentes indesejáveis, seja durante a prática esportiva, lazer ou momentos mais casuais.

Numeração correta

Um dos principais erros dos consumidores é acreditar que todas as marcas e modelos possuem formas de calçados com tamanhos parecidos. Se você não está familiarizado com determinada marca, o mais indicado é que você opte por algum que você já conheça e no mesmo estilo.

“Para quem tem disponibilidade, outra opção é ir em uma de nossas lojas físicas e experimentar aqueles que mais agradaram. Se isso não é viável, o melhor é seguir a tabela de tamanhos disponível e avaliar qual deles é o mais próximo dos seus pés”, indica o diretor.

Conferir avaliações

Nas páginas dos produtos é possível conferir as avaliações que outros usuários deixaram sobre a qualidade e outras características do calçado. Esta é uma maneira muito prática de colher informações e considerar quais deles contêm características que mais lhe agradam.

Sites confiáveis permitem que os consumidores deixem reclamações e avaliem os produtos, permitindo que outros clientes possam visualizar os comentários e dar notas”, conta Luiz Munhoz. Qualidade da marca, material ou produto e até mesmo relatos sobre o comprometimento do e-commerce em relação ao prazo de entrega podem ser acessados.

Seja detalhista

A procura causa entusiasmo e empolgação, mas antes de finalizar a compra é preciso verificar se todas as características atendem às necessidades do seu corpo. Por isso, seja detalhista e preste atenção na descrição do produto, no material em que ele foi fabricado e as tecnologias que podem estar agregadas a eles.

Fivela, forro, palmilha, cabedal, entressola e solado. Todas as partes que influenciam no conforto e bem-estar dos membros: “canos altos ou baixos, por exemplo, podem estar relacionados à estabilidade de suas pisadas, importante para quem pratica esportes de grande impacto”, explica o profissional.

Sistema de trocas

Mesmo antes de finalizar a compra, o ideal é que você se informe sobre o sistema de trocas disponível no site. “Esta política deve ser bem especificada e claramente descrita pela loja virtual, evitando que o consumidor tenha dúvidas”, comenta Luiz Munhoz.

Se você já comprou, mas ainda assim ficou em dúvida, não tem problema. O Procon garante o direito do consumidor desistir da compra em até sete dias úteis, contados após a entrega da encomenda. “Nos sites, existem informações sobre as devoluções, que estão prescritas nas leis brasileiras”, garante.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.