Televisão

Globo Repórter desvenda os encantos das Minas Gerais

Programa irá mostrar as belezas das cidades de Diamantina e Ouro Preto.

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Foto: Reprodução / Internet)

MINAS GERAIS - Você sabia que a Estrada Real, em Minas Gerais, era a rota da produção de diamantes no século XVII, época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal? A repórter Isabela Assumpção mostra a busca por essas pedras raras, todos os detalhes da sua pureza e perfeição entre as cidades de Diamantina e Ouro Preto.

Isabela descobre os garimpeiros do nosso século, que ainda trabalham peneirando pedras em busca de fortuna. Desde o século XVIII, as terras são exploradas, mas existe uma área em que o garimpo mecanizado não entrou. A diferença você percebe nas imagens da devastação deixada por uma mineradora que por anos explorou a região de Areinha. “Foi difícil de chegar, demorou muito e é preciso coragem para circular por aqui”, comenta Isabela.

Por outro lado, o Parque Estadual do Rio Preto mostra a perfeição e o cuidado com a preservação. O povo não se deixou levar pela atividade ilegal e criou o parque há 21 anos para preservar o rio e a região, já castigada com a exploração da mineradora. A área é uma imensidão de mata com 12 mil hectares, paisagens montanhosas de tirar o fôlego e uma fauna e flora ricas, com plantas medicinais raras como cactos salvador, quiabo da lapa, arnica e sementes da sucupira branca. Lá se explora o garimpo sem máquinas, ou seja, sem devastação. Isabela anda por três horas e encontra uma piscina natural de água escura, limpa e cheia de peixes.

A jabuticada é outra estrela do local, e se transforma em vinho, geleias e licores combatendo o envelhecimento e preservando a memória. Na região da Catas Altas, a história de Ana é impressionante. Uma dona de casa tem em seu quintal 25 jabuticabeiras. “Ofereço para as visitas o vinho, que eu mesma faço com a jabuticaba, no lugar do famoso cafezinho. A fruta é antioxidante, faz bem para a saúde e para o corpo”, explica Ana. O ‘Globo Repórter’ conta ainda que nesta região estão os melhores queijos minas. O produtor explica todo o processo e fala como compete com a concorrência sofisticada do mercado.

Na reta final da viagem pela Estrada Real, a equipe encontra uma família que percorre o caminho de bicicleta. Os pais e um casal de filhos já pedalavam há três dias e ainda faltavam cinco para a aventura acabar.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 23, logo após a novela ‘A Regra do Jogo’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.