Televisão

Globo Repórter revela novas descobertas sobre o café

Estudos mostram que o café de qualidade tem mais de mil compostos que fazem bem à saúde.

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Foto: Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS - O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira (16), revela as mais recentes descobertas sobre a bebida mais amada do Brasil. Estudos mostram, por exemplo, que o café de qualidade tem mais de mil compostos que fazem bem à saúde. Se tomada na medida certa, a cafeína melhora o funcionamento do cérebro e evita inflamações. Reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças hepáticas, diminui o colesterol ruim e previne até enfermidades como Mal de Alzheimer e Parkinson.

Há estudos que comprovam que nem é preciso beber: apenas sentir o cheiro já seria suficiente. E uma pesquisa do Instituto do Coração revela que a bebida também faz bem aos cardíacos. “Quem bebe café pode viver mais. O nosso pretinho básico pode ser um elixir da longevidade”, conclui o repórter Paulo Gonçalves.

Além de visitar fazendas do Espírito Santo e de Minas Gerais para revelar onde são produzidos os melhores frutos, o programa mostra porque eles valem tanto – o nosso café é vendido para muitos países e um quilo chega a custar três mil reais. Conta histórias de famílias que plantam o fruto no quintal de casa, torram os grãos na panela e os trituram no liquidificador, de maneira bem caseira, e de outras que sobrevivem do café há muitas gerações. O programa ainda revela o segredo do jacu: como um pássaro ajuda os fazendeiros a cultivar um dos mais caros cafés do país?

O programa mostra ainda benefícios do café que pouca gente conhece e histórias criativas de pessoas que descobriram novas maneiras de ganhar dinheiro. Você sabia que o café combate a celulite? Cremes de beleza a base do fruto são feitos com ácido linoleico (Ômega 6), que reduz a gordura local. E não são baratos porque para cada litro de óleo concentrado são necessários cerca de 12 a 15 quilos de café. Há ainda o macarrão de café, que demora quatro dias para ser feito. E, na onda dos ‘food truks’, em São Paulo há agora cafeterias ambulantes, bicicletas itinerantes e charmosas, que circulam pela capital paulista carregando máquina de café expresso, vaporizador e 100 quilos de café na garupa.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 16, logo após a novela ‘A Regra do Jogo’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.