Saúde

Codependência: saiba o que é, características e tratamento

O tratamento ajuda o indivíduo a buscar a sua autoestima.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Reprodução Internet)

A maioria das pessoas que estabelecem uma relação de dependência não percebe a mudança do seu comportamento, elas passam fugir de suas responsabilidades, não desenvolvem suas qualidades e habilidades para encarar as consequências de uma vida adulta.


Os relacionamentos codependentes podem acontecer na família, no ambiente de trabalho, entre amigos e marido ou mulher. Segundo a terapeuta e coach Dra.Erica Aidar, a codependência está associada à forma como o indivíduo depende da outra pessoa. “A esposa que tolera todas as consequências do marido em relação ao alcoolismo, agressividade, crises de ciúmes, suportando todos esses abusos porque ela tem medo da separação e acaba se submetendo a chantagens emocionais do marido”, afirma.


Ainda tem os casos em que o filho mantém uma relação de codependência com o pai. “O pai assume todas as consequências do seu filho por se preocupar excessivamente com o seu bem estar, o que acaba gerando uma relação de dependência entre ambos. O filho não cresce e muito menos amadurece”, diz a terapeuta.


A maioria das pessoas que mantém uma relação de codependência tem baixa autoestima, toleram os problemas dos outros, pois temem perder o amor e a atenção do individuo. “Eles apresentam dificuldade em manter uma relação saudável e sempre estão prontos para atender qualquer solicitação do indivíduo tolerando todos os tipos de abusos. Essas pessoas não enxergam que mantém um relacionamento egoísta que pode afetar tanto a saúde física e emocional, apresentando quadros depressivos e ansiosos”, ressalta a Dra. Erica Aidar.


Conforme o tempo vai passando a pessoa pode deixar a sua vida de lado. “É um processo longo que pode levá-la a autodestruição e o abandono de si mesma. Quando a pessoa chega nesse nível pode ser necessário ajuda de um profissional”, aconselha a especialista.


O tratamento da codependência ajuda o indivíduo a buscar a sua autoestima e se libertar dessa relação. “Com o acompanhamento de um terapeuta é possível trabalhar nas sessões um novo comportamento para ajudar a controlar a obsessividade. Aos poucos o indivíduo vai percebendo que não há necessidade de viver na sombra do outro e que sim ele pode manter um relacionamento saudável sem excesso de proteção”, explica a Dra. Erica.


Além disso, é importante tratar a depressão e a ansiedade que também fazem parte da relação de copendência. “Pode ser necessário à consulta com especialistas para tratar esses distúrbios e o uso de uma medicação antidepressiva”, sugere a terapeuta.


A terapia só irá conseguir evoluir e melhorar o quadro do indivíduo se ele aceitar que possui um problema e que necessita de tratamento com um profissional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.