Alimentação

Como ir a um churrasco se você não come carne?

Veja como lidar com essa situação.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(google)

Um dos desafios para um vegetariano ou vegano é participar de eventos sociais que envolvam um cardápio determinado, que, geralmente,contém alimentos derivados de animais. No mercado, as opções para quem não consome carne estão crescendo e já é possível substituir os tradicionais salsichas e hambúrgueres por versões vegetais destes alimentos. Com isso, o próprio adepto a uma alimentação mais saudável pode organizar uma refeição despojada como um cachorro-quente ou um delicioso lanche sem sair da dieta vegana, por exemplo. Segundo a gerente industrial de uma empresa especializada em alimentos saudáveis de vegetarianos, Cristina Ferreira, as variações desses alimentos são muito similares aos produtos originais, tanto no aspecto quanto no sabor. “O diferencial é que eles são feitos com ingredientes da melhor qualidade e que não são derivados de animais”, explica.

“Até um tempo atrás, o vegetariano ou vegano acabava se sentindo mal em ambientes onde a maioria consome carne. Ele exige um cardápio diferenciado, mas é possível improvisar até em um churrasco, o importante é não deixar de participar de um evento só porque mudou os seus hábitos alimentares”, revela a gerente industrial da Superbom. “Alimentos grelhados, carnes vegetais pré-cozidas e espeto de legumes são algumas ideias que já vêm sendo adotadas em eventos com um churrasco”, exemplifica Cristina.

A produtora de moda Ana Paula Felipe parou de comer carne vermelha e de porco há 13 anos. “Antes de ir a um churrasco, eu sempre me preocupo em saber se terá opções para mim, e caso não tenha, sempre levo algo para preparar”, esclarece. Ana Paula faz algumas receitas diferentes para compor seu cardápio do dia a dia e em ocasiões especiais. “Em um churrasco, por exemplo, a minha alternativa preferida é fazer tomates picados, alecrim, sal e bastante azeite, embrulhar em papel alumínio e colocar na churrasqueira”, exemplifica a produtora. Contudo, as piadas sempre rolam. “Eu costumo ouvir as mesmas brincadeiras sempre ‘qual a graça de não comer carne?’, mas a abobrinha é sempre a primeira a acabar!”, brinca.

Em situações como essa, o interessante é não perder a esportiva, não radicalizar e parar de frequentar os mesmos lugares de antes. O vegetariano ou vegano tem que improvisar e levar o próprio alimento ou organizar uma refeição saudável para os amigos. “É possível realizar um evento vegetariano ou vegano também. Chamar as pessoas para comer cachorro-quente com salsicha vegana ou lanche com hambúrguer à base de soja. É assim que podemos quebrar paradigmas de quem não pensa em reduzir ou abolir o consumo de carne do seu cardápio. Temos que apresentar as alternativas, mostrar que os alimentos de origem vegetal são tão saborosos quanto os tradicionais”, defende a gerente industrial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.