Bem-estar

Tingimento: opção acessível para renovar roupas

Conheça os tecidos mais indicados para passar por essa mudança.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Moda
Moda (google)

Aquele jeans que você tanto ama desbotou com o tempo. A blusa, que lhe traz tantas recordações, manchou. E o short que lhe veste tão bem está desgastado. Uma opção acessível e ecologicamente correta pode deixar todas estas peças como novas, o tingimento.


A seguir, veja que tipo de tecido pode ser tingido:


Indicação – O tingimento pode ser feito em qualquer peça que tenha no mínimo 60% de algodão. Pode ter várias finalidades, como renovar a cor de uma peça descorada, mudar totalmente sua cor – por exemplo, pode-se tingir uma calça amarela de rosa ou de preto, mudar o tom de azul etc. –, ou simplesmente cobrir manchas. É um procedimento indicado para quem gosta de reaproveitar suas peças, e quer uma maneira econômica de estar na moda ou simplesmente bem vestido, salienta.


Tecidos – Podem-se tingir jeans, sarja, veludo, moleton, plush, cotton, crochê, toalhas e redes com no mínimo 50% de algodão em sua composição. Tecidos como lã acrílica, lã natural, poliéster, lycra, suplex e sintéticos em geral não suportam o processo de tingimento.


Peças – As mais variadas peças – de vestuário ou decoração – podem ser tingidas, desde as mais básicas vestimentas até tapetes, colchas, cortinas, redes de descanso, toalhas e roupões. Peças de crochê, sejam de uso pessoal ou para decoração, ficam lindas com tingimento.


Encolhimento – Em geral, as peças de algodão, entre elas os jeans, não encolhem, porém um “ajustamento” pode ocorrer em casos isolados, e normalmente elas voltam ao tamanho original depois de vestidas. Esse risco é maior em peças com fios de trama mais aberta e solta ou que tenham poliéster em sua composição. Quando isso ocorre, na maioria dos casos o problema é solucionado com sua colocação sobre um manequim de ar quente que infla a peça, fazendo-a voltar ao tamanho original.


Durabilidade da cor – Outra vantagem de tingir é a durabilidade da cor que, pelo processo totalmente industrial, pode ser igual ou superior a uma peça nova.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.