Bem-estar

Consumo de sucos naturais deve ser incentivado

Desde cedo, as crianças devem consumir a bebida.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Sucos
Sucos (google)

A importância das vitaminas e minerais para o desenvolvimento saudável das crianças não é novidade. No entanto, o consumo de frutas e legumes está dando cada vez mais lugar para os produtos industrializados ricos em calorias vazias, ou seja, que oferecem muitas calorias e poucos nutrientes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 90% das crianças brasileiras consomem gordura acima do recomendado, enquanto o excesso de açúcar faz parte da dieta de 80% delas. Já a baixa ingestão de fibras atinge 82% dos pequenos.

O resultado do baixo consumo de frutas e legumes pode ser algumas doenças comuns na infância, como prisão de ventre e até anemia, que pode prejudicar o desenvolvimento e aprendizado da criança. Além disso, a falta de vitaminas e minerais nesse período da vida colabora para aumentar o risco de doenças na fase adulta.

Uma das maneiras de incentivar as crianças a optarem por alimentos saudáveis é oferecer frutas frescas no lugar de salgadinhos ou doces como petisco, já que nem sempre é possível atingir as necessidades diárias apenas com as refeições principais. Os sucos naturais também são uma excelente opção, principalmente quando feitos a partir de frutas e vegetais, porque oferecem nutrientes essenciais para a saúde da criança, além de serem os melhores substitutos de refrigerantes e outras bebidas ricas em açúcar.

“O consumo de sucos naturais colabora para maior aporte de vitaminas e minerais, além de ajudar na hidratação. Os sucos costumam ter maior aceitação das crianças em relação às frutas e legumes em pedaços e quanto maior a combinação de frutas e vegetais, melhor oferta de nutrientes a criança receberá”, afirma a nutricionista Aritiane Silva.

Ao preparar o lanche da escola, a profissional recomenda que seja feito em casa, sempre dando preferência por alimentos integrais e não gordurosos. Para acompanhar, já existem opções de sucos naturais prontos para o consumo e livres de açúcar e conservantes. “O ideal é sempre optar pelos prensados a frio, que conservam muito mais nutrientes em relação aos sucos feitos no liquidificador, por exemplo”, orienta a profissional.

A nutricionista dá dicas de combinações de ingredientes e seus principais benefícios para a saúde das crianças:

Suco de beterraba e maçã: rica em betacaroteno, a beterraba contribui para a saúde da visão e, assim como a maçã, é fonte de vitamina C e componentes que fortalecem o sistema imune das crianças.

Suco de espinafre e abacaxi: fonte de vitamina K, o espinafre é essencial para a saúde óssea e manutenção saudável do sistema nervoso e funções cerebrais. Já o abacaxi, por ser rico em vitamina C, contribui para a absorção do ferro presente na dieta.

Suco de maçã, cenoura e uva: a cenoura também é uma rica fonte de betacaroteno, por isso, é importante para a saúde da visão e proteção da pele das crianças contra a radiação solar.

Suco de abacaxi, melão e uva: o melão é fonte de cálcio, vitaminas C e do complexo B, que ajudam na produção de energia no organismo, além de compostos antioxidantes.

Suco de maçã e uva: rica em vitaminas C e do complexo B, a uva melhora a circulação sanguínea e, com isso, a distribuição de nutrientes para as células.


Vale lembrar que os pais devem ter conscientização sobre o que o filho come. A nutricionista da Itgreenfoods alerta que o alimento mais atrativo para as crianças acaba sendo aquele rico em açúcar e gorduras porque é o mais gostoso. “Por isso, os pais devem sempre incentivar e mostrar ao filho a importância da alimentação para o seu crescimento saudável, alertando para os prejuízos que o alimentos errados podem causar para a saúde. O que a criança come hoje será refletido no futuro e uma alimentação equilibrada desde a infância pode contribuir para prevenção de doenças mais graves, como diabetes e hipertensão na vida adulta”, completa Aritiane.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.