Bem-estar

Ganhe resistência e flexibilidade com pilates

Conheça outros benefícios desta atividade.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
benefícios do pilates.
benefícios do pilates. (google)

Não são poucas as pessoas que costumam se queixar de dores nas costas e em outras áreas do corpo além do cansaço físico após um dia de expediente no trabalho. Isso ocorre porque a musculatura postural e as articulações estão enfraquecidas pela falta de atividades físicas diariamente. Diante disso, o que parecia apenas um incômodo nas costas pode indicar o sinal de uma lombalgia aguda.

A lombalgia aguda ocorre por uma inflamação das estruturas lombares provocadas não apenas por uma postura incorreta, como por traumatismos, quedas, movimentos bruscos ou por esforços repetidos de flexão e rotação do tronco. Para prevenir tais incômodos e fortalecer os músculos posturais e articulares evitando, desta maneira, as temidas lesões na coluna, muitos homens e mulheres têm aderido ao Pilates.

Essa técnica foi desenvolvida pelo alemão Joseph H. Pilates, na década de 20. “Ela atua trabalhando os diversos grupos musculares do corpo, o que ajuda a desenvolver tanto uma consciência corporal, como trabalho o equilíbrio, a coordenação, a concentração e a força muscular, o que ajuda a melhorar o condicionamento físico”, afirma a fisioterapeuta Mariana Moraes.

O benefício de utilizar a técnica é que ela ajuda a aumentar o autocontrole, atua na tonificação e melhora do alongamento da musculatura, pois ajuda a aumentar a amplitude do movimento, além de promover uma melhora na circulação sanguínea. Outros benefícios é que o pilates ajuda a melhorar a respiração, aumenta a tolerância ao estresse e ainda deixa as articulações mais saudáveis”, garante a fisioterapeuta.

No caso de quem busca um fortalecimento no corpo, a técnica com o pilates é uma ótima alternativa. “Na prática da técnica existem alguns exercícios que requerem esforços tanto da região muscular como de outras partes do corpo, o que acaba prevenindo as lesões musculares já que exercita as diversas musculaturas do corpo estabilizadas.”, avalia a especialista.

Outra vantagem é que por meio do pilates é possível adquirir uma maior flexibilidade, o que ajuda a equilibrar os grupos musculares antagonistas e a melhorar as articulações deixando-as menos rígidas. “Os benefícios para o corpo são sentidos já na primeira aula. As aulas de pilates podem ser realizadas em grupo ou de forma individualizada. Mas, é importante ressaltar que independente da escolha, sempre prezamos pela assistência individualizada de cada aluno, especialmente, entre aqueles que estai em situações patológicas”, diz Mariana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.