Bem-estar

Vitaminas: descubra onde encontrar cada tipo e suas funções

Saiba mais sobre o tema.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Google)

A vitamina A é necessária para manter a pele, a vista e o sistema imunológico saudáveis. Enquanto, a vitamina E previne os danos dos radicais livres e ajuda a fortalecer as células e a vitamina C auxilia no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos. Juntas, as vitaminas promovem diversos benefícios para o corpo, pele e cabelo, além de manter o funcionamento do organismo em ordem. Segundo o nutrólogo André Veinert, as vitaminas também pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Por isso devem ser ingeridas diariamente em porções adequadas. “A quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física da pessoa. As doses de vitaminas devem ser aumentadas e reforçadas em gestantes, lactantes e pessoas com saúde debilitada”, explica.


As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. “As vitaminas A,D,K, E são lipossolúveis, sendo solúveis em gordura. Essas vitaminas se ingeridas em excesso elas podem prejudicar o organismo”, destaca o nutrólogo Andre Veinert. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.


Benefícios das vitaminas
As vitaminas melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de cura e rejuvenescimento. O nutrólogo André Veinert alerta para a carência de vitaminas no organismo, que pode causar avitaminose e outras doenças. “A falta de vitaminas pode ser causada pela ingestão de uma alimentação pouco variada, as pessoas que não consomem frutas ou verduras podem desenvolver algumas doenças que podem ser consequência da avitaminose”, afirma. Para o organismo não sofrer nenhuma carência de vitaminas, é recomendado fazer uso diário de alimentos como frutas e verduras. Mas lembre-se que o consumo abusivo torna-se um perigo a saúde. “Procure sempre a orientação de especialistas para você não cometer nenhum erro que possa comprometer a sua saúde. Mantenha hábitos saudáveis e faça exercícios físicos, assim você manterá todo o seu organismo e sua mente funcionando em perfeita sintonia”, aconselha o nutrólogo.



Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes:
Vitamina A
Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele. Onde encontrar: alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas.


Vitamina D
É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.


Vitamina E
Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras. Onde encontrar: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, gérmen de trigo.


Vitamina C
Ajuda fortalecer o sistema imunológico, tem função antioxidante assim como a vitamina E, e também auxilia no processo de absorção do ferro pelo organismo. Onde encontrar: abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá. “A vitamina C proporciona vários benefícios para a saúde, inclusive no combate o stress e também age como antibiótico natural. Além disso, auxilia na cura de doenças e infecções”, revela o nutrólogo.


Vitamina K
É importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal, sendo uma vitamina lipossolúvel. Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa.


Vitamina B12
Está associada ao funcionamento de todas as células e também do tecido nervoso. “A falta de vitamina B12 pode provocar alterações neurológicas e também a pessoa pode desenvolver uma anemia denominada megaloblástica”, alerta o médico. Onde encontrar: fígado e rim, leite, ovo, peixe, queijos e carnes.


Vitamina B1 (Tiamina)
Mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento, além disso, auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Onde encontrar: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.


Vitamina B2 (Riboflaviana)
Previne catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Onde encontrar: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.


Vitamina B3 (Nicotinamida)
Reduz triglicérides e colesterol. Auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Onde encontrar: levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.


Vitamina B5 (Ácido pantotênico)
Auxilia na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química. Previne degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos. Onde encontrar: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixes de água fria, geleia real.


Vitamina B6 (Piridoxina)
Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas. Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).


Vitamina B7 (Biotina)
Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. “A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares”, diz o médico. Onde encontrar: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.


Vitamina B9 (ácido fólico)
Promove a saúde dos cabelos e da pele. “A vitamina B9 fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso. A B9 também ajuda no combate do câncer de mama e de cólon”, acrescenta o Dr. André Veinert.


Vitamina B12 (Cobalamina)
Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Onde encontrar: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo. “Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar dessa vitamina para evitar a anemia e outras complicações”, recomenda o nutrólogo André Veinert.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.