<i>National Geographic</i>

Estreia neste sábado, Ciência do Absurdo

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – Na era do Twitter, Facebook e YouTube, não é incomum que acrobacias amadoras que deram errado se tornem sensações globais. Sem a graça de um ginasta olímpico, ou habilidades de um concorrente do "X Games", aventureiros tentam truques perigosos, gravando e postando os resultados, mesmo que frustrantes, em busca de fama na internet. Inúmeros vídeos virais de acidentes de moto, de trampolim, e explosões inesperadas são curtidos e compartilhados todos os dias.

O NatGeo irá rever alguns dos exemplos mais espetaculares de loucura na nova série Ciência do Absurdo, que estreia neste sábado (5), às 22h30 com episódio triplo. Apresentada por Paulo Bonfá, esta série de 14 episódios revisa as ousadas façanhas de alguns desafortunados e então explica os erros físicos, biológicos e a engenharia por trás de cada tentativa fracassada.

No ano passado, um vídeo viral de um homem tentando ser arremessado como uma bola de canhão em uma piscina com água congelada acumulou mais de duas milhões de visualizações no YouTube. Ele não foi capaz de quebrar a superfície de gelo, mas a Ciência do Absurdo mostrará o que deu errado. Com sua sagacidade, Bonfá irá orientar os telespectadores sobre cada vídeo viral, com piadas e uma dose perspicaz de informações factuais. Ele oferece um curso intensivo em aeronáutica, revendo vídeos de parapentes colidindo em árvores, em um caminhão em movimento e até na Estátua da Liberdade. Já os efeitos biológicos sobre a boca humana são explicados após várias pessoas se atreverem a comer as pimentas mais picantes do mundo ou tentarem engolir uma colher de canela. O programa também mostra o que acontece quando madeireiros amadores fornecem um tutorial em primeira mão sobre os efeitos do corte de uma árvore sem calcular corretamente o centro da massa.

Em cada episódio, Ciência do Absurdo analisa alguns dos melhores vídeos para explicar como e por que as pessoas não conseguem completar suas tarefas. Uma coisa é certa: se eles não entendem a ciência... eles certamente irão se machucar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.