Saúde Na Mira

Veja aqui dicas de como proteger sua visão

Manter os olhos 40 centímetros distantes do celular é uma das medidas.

Na Mira com informações do bolsa de mulher

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

O olho fica muito exposto a diversos fatores que podem prejudicar a visão, como os raios UVA e UVB. Segundo o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care Hospital de Olhos, pessoas negligentes com a saúde ocular correm mais riscos de chegar à terceira idade com sérios problemas de visão.

O especialista dá cinco dicas para proteger a visão:

Telas do computador

Com a exposição excessiva a tablets, smartphones, televisores e computadores, muitas pessoas apresentam fadiga ocular e, por isso, é preciso manter uma distância mínima das telas desses aparelhos.

“O contraste e o brilho podem causar a fadiga, que pode resultar em dores de cabeça, visão turva e olhos secos e irritados”, afirma o especialista. Segundo Neves, é preciso manter uma distância entre 50 e 60 cm da tela do computador e 40 cm dos dispositivos móveis.

Piscar

“O normal é piscar cerca de 20 vezes por minuto. Contudo, com olhos fixos numa tela, as pessoas piscam metade das vezes que deveriam”, afirma o oftalmologista. Piscar protege os olhos porque a pálpebra superior lubrifica a parte frontal dos olhos.

Por isso, de acordo com o especialista, a cada vinte minutos é indicado olhar durante vinte segundos para um ponto infinito para que a pessoa volte a piscar normalmente.

Alimentação

“O modelo ideal de refeição deve incluir frutas, legumes e verduras frescas porque os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata, degeneração macular e olho seco”, explica o especialista. Ovos e milho verde também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade.

Hidratação

Segundo Neves, tomar pelo menos um litro e meio de água por dia também está na lista de ações para proteger a visão. “O chá verde além ser ótimo na produção de lágrimas, contém catequina, uma substância antioxidante que ajuda a defender os olhos da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e da catarata”, completa.

Óculos de sol

“É muito importante proteger os olhos dos raios ultravioletas. Até mesmo em dias nublados as pessoas deveriam se acostumar a proteger os olhos”, ressalta o oftalmologista. Os raios UV deterioram a visão, levando à formação precoce de catarata, degeneração macular, até mesmo de tumores benignos e cancerosos na superfície dos olhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.