Saúde

Saiba como usar corretamente o óleo corporal

O Na Mira traz algumas dicas de como deixar a pele bem tratada.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

Quando chega o frio bate aquela preguiça de sair do banho quentinho e passar o hidratante. O que a gente mais quer é não perder o calor da água quente e logo se agasalhar. Mas e a pele como é que fica? Vento gelado e banho quente são fatores que colaboram para o seu ressecamento. Para os cuidados com a pele não saírem da rotina, o Na Mira traz algumas dicas da gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura, Roberta Roesler, que explica como o óleo corporal de banho age na pele.

Por que a pele fica mais ressecada no Inverno?

A pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada, o fator climático é um deles. No Inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Com o vento, a chuva e a temperatura mais baixa quais partes do corpo que necessitam de maior atenção?

Devemos dar maior atenção às partes do corpo que ficam mais expostas e acabam sofrendo mais com a falta de umidade e a temperatura mais baixa, como mãos e rosto. No entanto, não podemos esquecer das partes naturalmente mais ressecadas: cotovelos, pernas e pés. Além disso, no inverno é habitual que as pessoas tomem banho com água muito quente e esse excesso de água quente ocasiona a perda da camada de hidratação que a própria pele produz, fazendo com que ela se torne ressecada, podendo inclusive descamar. Por isso, a importância do cosmético se adequar ao clima da estação e ter sempre à mão produtos que possam ser utilizados ao longo do dia, como o creme para áreas ressecadas.

As mãos também precisam de hidratação?

As mãos são essenciais e precisam de cuidados, pois elas absorvem a temperatura do ambiente como nenhuma outra parte do corpo. Com o tempo frio, o calor do corpo e atraído para a área do tronco, fazendo com que as mãos, pés e pernas não recebam aquecimento e fiquem mais frios. E entre essas três partes, as mãos são as mais expostas, pois isso não hesite e use luvas sempre que puder. Procure também hidratar as mãos sempre que possível, para isso é legal levar sempre um frasco pequeno de hidratante na bolsa.

Como acontece a hidratação na pele com o uso do óleo?

O estado natural da pele é perder água para o ambiente. O óleo hidrata formando um filme homogêneo que impede a perda de água para o ambiente.

Se com esta camada de óleo, a água da pele fica retida, não quer dizer que entope os poros?

Os óleos corporais formam um filme sobre a pele não causando o entupimento dos poros. Isso porque os óleos corporais ficam retidos na camada mais superficial da pele não ocasionando o entupimento de poros. Quando temos o entupimento dos poros não conseguimos eliminar toxinas, suor e até mesmo regular a temperatura corporal. Este processo não é provocado pelos óleos corporais.

Um óleo pode substituir um hidratante corporal? Qual a diferença da hidratação com hidratante e com o óleo?

Sim, pode. Os óleos corporais hidratam formando uma barreira na superfície da pele impedindo a perda de água para o meio ambiente. Já os hidratantes, possuem agentes umectantes que mantém a hidratação na superfície da pele por adsorção de água. Tanto os hidratantes quanto os óleos corporais de banho e pós-banho que declaram o benefício de hidratação 24 horas possuem eficácia comprovada.

Podemos utilizá-los no corpo todo, como os cremes?

Podemos usar os óleos no corpo todo com exceção da área do rosto. Os óleos corporais da Natura são desenvolvidos para o corpo, pensando na emoliência e hidratação necessárias para a pele desta região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.