Globo Mar

Programa viaja para mostrar a pesca do tradicional bacalhau

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

Nesta quinta-feira, dia 30, o ‘Globo Mar’ embarca para a Europa, em mais uma viagem internacional da temporada. Cercados de neve e sob temperaturas de seis graus negativos, o repórter Ernesto Paglia e sua equipe encaram o frio da região para mostrar ao telespectador os segredos da pesca do tradicional bacalhau nos mares da Noruega. O programa esteve na pequena Andenes, cidade norueguesa de apenas três mil habitantes que tem a pesca como principal atividade econômica.

“Lá os pescadores saem diariamente às cinco horas da manhã e só retornam quando os porões dos barcos estão cheios, o que acontece por volta das cinco da tarde. E ao contrário do que muita gente pensa, o bacalhau tem cabeça e é um peixe bem grande”, explica Ernesto Paglia. Assim que os peixes são desembarcados, eles já começam a ser processados. Todas as partes do animal são muito bem aproveitadas pelos pescadores: primeiro são retiradas as vísceras e órgãos como o fígado e o estômago, que são consumidos no próprio país. Em seguida, retiram a cabeça e a língua, que também têm valor comercial e são bastante apreciados pelos noruegueses. Só depois dessas etapas, o bacalhau é salgado pela primeira vez e vai para os frigoríficos para seguir viagem de caminhão para Portugal, de onde é então distribuído para o mundo todo, inclusive para o Brasil, que é hoje o maior consumidor mundial de bacalhau.

A aventura do ‘Globo Mar’ pelos mares da Noruega vai ao ar nesta quinta-feira, dia 30, logo após ‘Pé na Cova’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.