Profissão Repórter

Falta de leitos em hospitais públicos é tema do programa

CGCOM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira, dia 28, conta a situação precária dos pacientes que sofrem com a falta de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na rede pública de saúde. Caco Barcellos acompanha o trabalho de Defensoria Publica do Distrito Federal, e apresenta casos em que os pacientes, mesmo depois de recorrerem à justiça para conseguir vagas em UTIs, têm dificuldades para conseguir o atendimento.

A repórter Eliane Scardovelli entra em contato com promotores de 17 estados e todos relataram a falta de vagas nas UTIs dos hospitais públicos. Em Maceió, a situação é considerada mais preocupante. A equipe de reportagem segue até a Maternidade Escola Santa Mônica, a única preparada para receber pacientes de alta complexidade no município, e encontra mulheres amamentando no chão. A UTI está sempre lotada e não sobra espaço para a recuperação das mães que acabam de dar a luz. No estado de Alagoas, seriam necessário 105 vagas de UTI, mas atualmente existem apenas 55 leitos. Em Cuiabá, a UTI pediátrica, do Hospital de Cuiabá, foi fechada. As crianças em estado gravíssimo são tratadas em uma enfermaria.

No sul do país a situação não é diferente. Em Curitiba, existem 296 leitos de UTI à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o dobro. O repórter Victor Ferreira segue para o Hospital Evangélico de Curitiba, onde 47 funcionários da UTI foram afastados em fevereiro sob a acusação de antecipar a morte de pacientes para liberar leitos. O programa mostra como está a UTI do hospital hoje e entrevista o médico que coordena a equipe.

‘Profissão Repórter’ vai ao ar logo após ‘Louco Por Elas’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.