Rainha do Rock

Morre cantora Rita Lee aos 75 anos

A artista tratava um câncer de pulmão desde 2021.

Na Mira

Atualizada em 09/05/2023 às 22h17
Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos. (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO - Morreu nessa segunda-feira (8) a cantora Rita Lee, aos 75 anos. Considerada uma das maiores compositoras da música brasileira, a artista enfrentava um câncer de pulmão que foi diagnosticado em 2021.

O anúncio foi feito pela família nas redes sociais da cantora. "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".

O velório será realizado nesta quarta-feira (10), no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, das 10h às 17h, e é aberto ao público.

A rainha do rock deixa três filhos: Roberto, João e Antônio. Pelas redes sociais, Antônio Lee deixou um recado à mãe. 

“Oh Mamassita... I love you so. Esperando você me visitar nos meus sonhos para continuar as nossas longas conversas sobre o universo. Minha mamãe, obrigado 💫❤️”

Diagnóstico

Em 2021, Rita Lee foi diagnosticada com um tumor no pulmão esquerdo, após passar por exames de rotina. A cantora também já havia retirado as mamas em 2010, como forma de prevenção ao câncer.

No ano passado, o filho da artista anunciou que ela estava curada do câncer.

Os Mutantes

Continua após a publicidade..

Em 1964 ela entrou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers que, depois de algumas mudanças de formações e de nomes, deu origem aos Mutantes em 1966. O grupo foi formado inicialmente por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. 

Eles foram fundamentais no tropicalismo, ao unir a psicodelia aos ritmos locais, e se tornaram o grupo brasileiro com maior reconhecimento entre músicos de rock do mundo, idolatrados por Kurt Cobain, David Byrne, Jack White, Beck e outros.

A carreira solo

A carreira pós-Mutantes tomou forma com o grupo Tutti Frutti, no qual ela gravou cinco álbuns, com destaque para “Fruto proibido”, de 1975, que tinha a música “Agora só falta você”.

Autobiografia

No último dia 7 de março, Rita anunciou o lançamento de 'Outra Autobiografia' para 22 de maio, data que foi escolhida por ser o dia de santa Rita de Cássia, e faz referência à primeira biografia lançada pela cantora em 2016, 'Rita Lee: Uma Autobiografia'.

O curioso é que a cantora deixou uma profecia sobre sua morte no novo livro. "Enquanto isso, estarei eu de alma presente no céu tocando minha autoharp e cantando para Deus: Thank you Lord, finally sedated."

Leia trecho na imagem abaixo: 

Profecia do livro. (Foto: Reprodução)

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.