Momento histórico

Rita Lee ajudou a derrubar o muro de Berlim e guardou um pedaço como lembrança; veja fotos

"Colaborar um tantinho pondo abaixo o Muro da Vergonha foi sem dúvida um momento 'If mom and dad could see me now", escreveu Rita em nova edição de "Uma Autobiografia".

Fabiana Serra/Na Mira

Atualizada em 07/11/2023 às 09h59
Roberto de Carvalho e Rita Lee na frente do muro de Berlim. (Foto: Acervo Pessoal de Rita Lee/Globo Livros)

BRASIL - Rita Lee não cansa de surpreender. Mesmo após sua morte, continuam a vir à tona fatos intrigantes sobre a vida da rainha do rock brasileiro. A nova edição de luxo de "Uma Autobiografia" traz, por exemplo, um episódio curioso: em 1989, Rita ajudou a derrubar o muro de Berlim. 

O livro conta com fotos inéditas, que não foram publicadas anteriormente pois não couberam na última edição da obra. Em uma das imagens, Rita pousa ao lado do marido, Roberto de Carvalho, em frente ao muro - já com um pedaço aberto. Em outra, a cantora está com um grupo de pessoas, ajudando na derrubada.

Rita conta como foi a aventura em Berlim: ela estava na cidade com o elenco de "Dias Melhores Virão", filme brasileiro de 1989. A artista participou do filme como "Mary Shadow" e assina a música tema da obra.

"(...) O diretor de cinema Cacá Diegues me convidou para interpretar a personagem fictícia Mary Shadow, uma espécie de Lucille Ball numa série americana enlatada tipo 'família Doriana' que fazia parte do filme. Elenco de calibre em 'Dias melhores virão' e eu lá, de noviça do vício. Quem fazia o papel da minha 'dubladora em português' era 'the one and only', Marília Pêra. Na trilha sonora, Rob e eu assinamos a música título e a 'abertura' da série americana 'The Mary Shadow' show. Cacá foi indicado ao festival de cinema de Berlim e parte do elenco foi junto representando o Brasil. (...)"

Rita Lee ajudou a derrubar o muro de Berlim. (Foto: Acervo Pessoal de Rita Lee/Globo Livros)

Segundo a cantora, o grupo foi pego de surpresa com o barulho do muro sendo derrubado e decidiu participar deste momento histórico. "Acordamos com buzinaços e gritarias: o muro de Berlim estava sendo depredado com os primeiros quebra quebras. Nós do elenco fomos lá contribuir nas marteladas e ainda guardo pequenos pedaços dessa linda destruição."

"Estar num filme brasileiro concorrendo ao Urso de Ouro e ainda colaborar um tantinho pondo abaixo o Muro da Vergonha foi sem dúvida um momento 'If mom and dad could see me now", escreveu. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.