Fraude

Canais no YouTube são hackeados para promoção de golpes

Vídeos prometem soluções milagrosas, como remédios para disfunções sexuais e dinheiro fácil

Na Mira

Canal "METRALHA DOS FLUXOS" começou a postar vídeos que defendem promessas de dinheiro fácil e remédios milagrosos.
Canal "METRALHA DOS FLUXOS" começou a postar vídeos que defendem promessas de dinheiro fácil e remédios milagrosos. (Foto: Reprodução/g1)

BRASIL - Dezenas de grandes canais no YouTube tem sido hackeados para serem usados na promoção de golpes. Dinheiro fácil e remédios que afirmam resolver disfunções sexuais ou até mesmo aumentar o pênis são algumas das promessas dadas pelos golpistas para atrair as vítimas.

Segundo o que foi apurado pelo g1, os golpistas buscam canais com milhares de inscritos e que são, muitas vezes, verificados para ampliar o alcance das "promessas milagrosas". Os canais, então, são hackeados e tem suas senhas alteradas para que os donos não tenham mais acesso.

Em seguida, os canais são vendidos para outros usários - prática que não viola as diretrizes do YouTube. No entanto, em alguns casos, existe a possibilidade de o próprio dono decidir promover esses conteúdos.

Entre os sites e aplicativos mais divulgados está o "Avaliador de Marcas" ou da "Money Looks", que afirma pagar usuários para avaliarem roupas na Shein. A própria loja negou fornecer pagamentos por avaliações.

Outro golpe bastante utilizado é o do remédio milagroso "Testo Caps", também chamado de "Testo Power Caps" ou "Testo + Caps". A suposta medicação ajudaria com disfunções sexuais e até mesmo aumentar o pênis, o que só é possível por meio de cirurgia.

Outros serviços divulgados incluem:

"InstaMoney" (remuneração por curtir publicações);
"TikTok Pay" (remuneração por assistir vídeos);
"Velho Rico" (remuneração por conversas com pessoas mais velhas);
"Opinião Certa" (remuneração por dar opiniões em sites de empresas);
"Razagan" (promete aumentar tamanho do pênis, retardar ejaculação e "controle total das ereções");
"Hidrozon" (promete livrar a pele de manchas e rugas).

Com funciona a prática?

Para passar vericidade no conteúdo, os vídeos seguem um padrão. São pessoas anônimas que se gravam avaliando a qualidade dos serviços. Geralmente, esses youtubers chegam até a pedir para que os usuários tenham cuidados com "sites falsos", pois estes que seriam os responsáveis por golpes.

No decorrer do vídeo, essas pessoas afirmam que conseguiram ganhar dinheiro fácil ou outros benefícios. Além disso, a descrição do vídeo mostra os supostos "sites oficiais": endereços repletos de indícios da fraude.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.