Exibição

Do MA, Lamparina da Aurora ganha estreia nacional hoje, na Mostra de Tiradentes

Evento exibe mais de 30 longas, até o dia 28 de janeiro.

Gustavo Sampaio/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
Longa conta com Buda Lira, Antonio Saboia e Vera Leite.
Longa conta com Buda Lira, Antonio Saboia e Vera Leite. (Divulgação)

MINAS GERAIS - E tem Maranhão hoje (25), em Minas Gerais. O longa Lamparina da Aurora, do cineasta maranhense Frederico Machado, está entre os selecionados da 20ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, iniciada no último dia 20 e que segue com exibições até o dia 28 de janeiro.

O filme está entre os selecionados da Mostra Competitiva Olhos Livres, que celebra linguagens autorais no cinema brasileiro - a mostra foi criada com o objetivo de apresentar os novos cineastas do país. Além de Lamparina da aurora, foram selecionados, também, os longas: A destruição de Bernardet, de Claudia Priscilla e Pedro Marques (SP); Homem-Peixe, de Clarisse Alvarenga (MG); Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg Filho (RJ); Modo de produção, de Dea Ferraz (PE); e Os incontestáveis, de Alexandre Serafini (ES).

Lamparina da Aurora, que será lançado, oficialmente, este ano, pela Lume Filmes, é narrado pelo falecido poeta Nauro Machado, pai do diretor.

O filme, que conta com Buda Lira, Antonio Saboia e Vera Leite no elenco, será exibido às 18h (horário de Brasília).

Mostra de Cinema de Tiradentes

Em 2017, a Mostra Tiradentes celebra 20 anos de existência. No percurso de sua história, apresentou uma nova configuração de cinema e abriu espaço para propostas de estéticas e linguagens ousadas e independentes. Em 19 edições já realizadas, a mostra já beneficiou um público estimado em 647 mil pessoas e já exibiu 2.436 filmes em 813 sessões de cinema e promoveu 201 oficinas.

Nesta exibição, são exibidos mais de 30 são longas-metragens e dois médias. Há, ainda, 72 curtas-metragens, de 11 Estados diferentes. Saiba mais sobre o festival clicando aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.