Saúde

Especialista dá dicas de como permanecer com a pele saudável na terceira idade

Veja os cuidados para a pele dos idosos.

Imirante.com, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
Veja os cuidados para a pele dos idosos.
Veja os cuidados para a pele dos idosos. (Divulgação)

SÃO LUÍS – A pele possui um papel vital na defesa do nosso corpo, regula a temperatura do corpo, impede a perda de líquido e protege de raios ultravioletas, entre outras funções. Com o passar do tempo ela sofre desgastes, e após os 30 anos os sinais de alteração vai se intensificando e a pele torna-se cada vez mais seca, flácida e enrugada devido a desidratação e a perda de proteínas, causando grande impacto também na aparência.

As principais proteínas perdidas são o colágeno cerca de 70% encontrada no corpo e a elastina 4% que formam a sustentação e a elasticidade dessa pele. “Com a idade continuamos com essas proteínas o que ocorre é a diminuição da produção através dos fibroblastos que acabam sem estímulos pra produzirem uma neocolagenese, ou seja, um novo colágeno e se degradam e é importante lembrar que o metabolismo está lento totalmente diferente de uma pele jovem, ou seja, precisa de muita estimulação”, ressalta a esteticista, especialista em tratamento para pele dos idosos, Rute Beckman.

Porém, hoje existem vários recursos para retardar o envelhecimento e melhorar a aparência, dependendo do fototipo e metabolismo de cada indivíduo, podendo aparentar até 20 anos a menos. Entre as dicas dos especialistas para quem já possui mais idade está a grande ingestão de água, alimentação equilibrada, exercício físico, esfoliar a pele com microesferas não abrasivas ou a base de ácidos para promover a renovação celular, sem machucar essa pele que é muito sensível.

A ação do tempo com o fotoenvelhecimento, que é a aceleração dos danos causados pela radiação UVB/UVA e também a poluição, emissão de gases, álcool e tabagismo são as grandes causas do envelhecimento precoce. Isso favorece o aparecimento de manchas, o ressecamento da pele, a descamação excessiva (camada córnea), eventualmente podem aparecer fissuras nessa pele, isso ocorre devido a falta de hidratação tanto de água quanto o uso de hidratante tópico.

Os especialistas também indicam fazer uso do protetor solar para evitar maiores danos da radiação UVA/UVB, além de abusar dos hidratantes pelo menos duas vezes ao dia para formar um manto de proteção para a pele. “Hidratar a pele na terceira idade não apenas é cuidar da aparência, mas contribuir para melhor funcionamento do maior órgão do corpo humano”, explica a esteticista, Rute Beckman.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.