Teatro

Açailândia recebe grupo teatral "Os Inclusos e Os Sisos"

Projeto levará o espetáculo "Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho".

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Divulgação)

AÇAILÂNDIA – A ONG Escola de Gente dá início neste mês a mais uma turnê com o grupo teatral “Os Inclusos e Os Sisos”. Através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o projeto levará o espetáculo “Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho - Em Esquetes” para diferentes regiões do país.

Açailândia é a primeira cidade a receber o grupo, nos dias 19 e 20 de agosto.


A turnê integra a Campanha Teatro Acessível - Arte, Prazer e Direitos. Idealizada em 2011 pela Escola de Gente, a campanha tem o objetivo de garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e baixo letramento, entre outras condições, na vida cultural de suas cidades.


Em 2013, a campanha foi incorporada como ação e conteúdo de política pública pelo Ministério da Cultura. Como desdobramento da campanha, foi aprovado recentemente na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Teatro Acessível, uma iniciativa que tem como principal objetivo garantir o incentivo e a observância à acessibilidade nos locais e espetáculos culturais. Agora o projeto segue para o Senado Federal, para que seja oficializado o dia 19 de setembro como o dia da acessibilidade plena.


Com direção de Mariana Rebello, o espetáculo “Ninguém mais vai ser bonzinho – Em Esquetes” contará com todos os recursos de acessibilidade na comunicação previstos em lei: intérprete de Libras, legenda eletrônica, áudio-descrição das cenas, programas em braile, visita guiada ao cenário, atendimento prioritário para pessoas com deficiência e reserva de assentos para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.


Todo esse esforço conjunto da Escola de Gente, da Vale e do Ministério da Cultura vai ao encontro do que determina a legislação brasileira e internacional sobre Direitos Humanos, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo 186/08 e Decreto Federal 6.949/09, e o Decreto 5.761/06.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.