Defesa

Após 13 anos, Brasil encerra missão de paz no Haiti em outubro

Capacetes azuis serão substituídos pela Missão de Apoio à Justiça no Haiti.

Imirante.com, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
(Divulgação/Marinha do Brasil)

PORTO PRINCIPE (HAITI) - As Forças Armadas do Brasil iniciaram planejamento para sair do Haiti, após atuar por 13 anos em missão de paz no país. A decisão tem como base determinação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), que decidiu, na quinta-feira (13), pela substituição da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) por uma força de caráter policial.

Diante disso, o grupo militar deve concluir a missão até o dia 15 de outubro. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, já havia comentado sobre esta possibilidade de decisão da ONU.

Nesta quinta-feira (13), Jungmann explicou que, em maio, o Brasil enviará para o Haiti o 26º contingente com aproximadamente 970 militares. “Com a saída do Haiti, o governo brasileiro analisará outras possibilidades de participação de nossas Forças Armadas em novas missões de paz”, disse o ministro.

Desta forma, os denominados capacetes azuis serão substituídos pela Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti (Minujusth), composta de sete unidades de aproximadamente 980 agentes e 295 oficiais. Essa nova missão deve durar pelo período de dois anos.

Minustah

A Minustah havia sido implementada em 2004 após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide, para tentar controlar um ambiente marcado pela violência. Até o encerramento da missão, o Brasil terá enviado cerca de 37,5 mil militares das Forças Armadas. Os dois últimos contingentes em 2017 perfazem 1.940 militares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.