Zika

Autoridades norte-americanas afirmam que o vírus Zika é "mais preocupante do que o imaginado"

Pesquisadores querem mais dinheiro para viabilizar investigações e vacinas para combater o vírus.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Reprodução)

ESTADOS UNIDOS - Autoridades sanitárias norte-americanas afirmaram nesta terça-feira (12), que o vírus Zika é "mais preocupante" do que se tinha imaginado. O anuncio é uma forma de pressionar o Congresso por mais financiamento para investigações e vacinas.

“Devemos estar prontos. Tudo o que estudamos sobre este vírus parece ser mais preocupante do que o que pensávamos inicialmente", afirmou Anne Schuchat, diretora-adjunta dos Centros para Prevenção de Doenças, durante entrevista na Casa Branca.

Em fevereiro, o Congresso disponibilizou 1,9 bilhão de dólares para a pesquisa de vacinas e medicamentos antivirais contra esta epidemia.

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o vírus é responsável por muitos casos de defeitos congênitos, como a microcefalia (malformação do crânio) em recém-nascidos e doenças neurológicas raras, em adultos.

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, afirmou: "Eu tive que usar dinheiro inicialmente dedicado a outras pesquisas, não podíamos esperar", e ainda destacou que era "insuficiente" a quantia determinada na época.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.