Ciência

Primeiro transplante de cabeça do mundo pode ocorrer em 2017

Paciente disse que cirurgia deve acontecer em dezembro de 2017.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Reprodução/Internet)

SÃO LUÍS - O primeiro transplante de cabeça da história da humanidade está marcado para ocorrer em dezembro de 2017, de acordo com o Valery Spiridonov, paciente corajoso que quer trocar de cabeça. Essa história toda começou depois que o cirurgião italiano Sergio Canavero prometeu ser capaz de realizar esse tipo de transplante. A data exata e o local continuam indefinidos.

O paciente voluntário tem 30 anos e é portador da doença de Werdnig-Hoffman, uma espécie de atrofia muscular espinhal que enfraquece os músculos e que ainda não existe nenhum tipo de tratamento conhecido. Mas o cérebro se desenvolve normalmente, e ele tem total noção dos riscos envolvidos.

Uma equipe de médicos, liderada pelo cirurgião, está planejando o primeiro transplante de cabeça da história, que deve levar 36 horas ao todo, exigindo uma equipe de 150 pessoas.

A operação apresenta riscos enormes, mas, de acordo com Arthur Caplan, diretor de Ética do Langone Medical Center na Universidade de Nova York, as dificuldades da cirurgia não são as únicas, já que há possibilidade de que o corpo rejeite a nova cabeça e que o corpo seja "sobrecarregado por novos caminhos e química aos quais não está acostumado e fique louco".

Em um vídeo publicado no fim do ano passado, o Canavero fala sobre as tecnologias que permitem esse tipo de procedimento. Clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.