Alerta

OMS adverte que epidemia de ebola ainda é preocupante

Dados da OMS informam que, 21.296 pessoas já foram infectadas pelo e 8.429 morreram.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Reprodução/ Internet)

ÁFRICA - Um alerta foi dado, nesta sexta-feira (23), pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a epidemia de ebola no mundo. De acordo com o direto-geral adjunto da OMS, Bruce Aylward, existem falsos otimismos quanto a epidemia. “Faço uma analogia: há seis meses, havia duas cobras na cama, e ninguém podia deitar-se ali. Agora, só há uma cobra, mas isso não significa que podemos apagar a luz e dormir”, explica Aylward.

O combate à epidemia, após seis meses, no Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa, teve bons resultados. Pela primeira vez, desde que começou o surto, os três países registraram diminuição nos casos de contágio.

Hoje, um dos pontos mais preocupantes é que só 50% das infecções registradas têm origem em uma lista de contatos. Isso significa que existem muitos núcleos de transmissão, ainda, desconhecidos.

Segundo o diretor-adjunto da OMS, outro ponto preocupante é o fato de existir uma forte transmissão nas capitais dos três países. Essa situação cria uma dificuldade no controle do contágio, por ter um grande número de pessoas, as constantes movimentações, a falta de controle social e as migrações.

Dados da OMS informam que, em termos globais, 21.296 pessoas já foram infectadas pelo ebola desde o início atual do surto, e 8.429 morreram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.