Internacional

Coreia do Norte volta a provocar tensão com Seul

A Coreia do Sul considera os lançamentos um desafio à proibição imposta pela ONU.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

COREIA DO NORTE - A Coreia do Norte lançou dois mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão, de acordo com o Estado-Maior Conjunto sul-coreano. Os mísseis foram lançados das proximidades da cidade de Wonsan, na costa oriental do país, e caíram em águas internacionais.

Na sexta-feira (27), o Exército norte-coreano disparou três projéteis de curto alcance também em direção ao Mar do Japão. Foi o primeiro lançamento do tipo por parte do governo de Kim Jong-un, em três meses. A Coreia do Sul considera os lançamentos um desafio à proibição imposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim como na última sexta-feira, os novos lançamentos não foram acompanhados de um aviso formal para as embarcações e os aviões civis, denunciou o Exército sul-coreano. Por isso, o governo de Seul anunciou ter aumentado a vigilância para tentar prever os próximos lançamentos do país vizinho.

O Japão condenou hoje (29) o lançamento dos mísseis balísticos, mas prometeu manter as conversas com a Coreia do Norte previstas para esta semana. O encontro pretende avaliar o progresso da investigação relativa ao destino dos cidadãos japoneses sequestrados por agentes norte-coreanos durante a Guerra Fria. O Japão e a Coreia do Norte não têm relações diplomáticas, e reuniões entre os dois países são raras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.