"Internet"

Brasil sediará conferência multissetorial sobre governança da "internet"

<b>Imirante.com</b>, com informações do MCTI

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS – Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, das Comunicações, Paulo Bernardo, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, anunciaram, nessa segunda-feira (18), a realização da "Conferência Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet". O encontro ocorre em São Paulo, com data prevista para 23 e 24 de abril de 2014.

Segundo Paulo Bernardo, a proposta é que a conferência tenha a participação de diversos setores da sociedade – setores interessados e vinculados à internet, tanto do governo como da comunidade técnica e científica, da sociedade civil, do setor privado –, além de representantes de outros países, e sirva para a construção de um modelo global de governança para a rede mundial de computadores, tendo como parceiro em sua organização o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Figueiredo, por sua vez, lembrou a importância da discussão global a partir de questões relacionadas aos direitos da pessoa à privacidade, ao respeito aos dados da sua vida privada e da comunicação levantadas pela presidenta Dilma Rousseff em seu pronunciamento na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Experiência brasileira

O CGI.br foi criado pela Portaria Interministerial nº 147, de 31 de maio de 1995, para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços de internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. O grupo é composto por 21 integrantes, sendo nove integrantes do governo e os demais do setor empresarial, da sociedade civil e da academia.

Raupp reforçou que a proposta da conferência multissetorial está calcada na experiência brasileira na área de governança da internet, que, há quase 20 anos, conta com a atuação do seu comitê gestor, composto por representantes de todos os grandes setores da sociedade, tendo suas operações orientadas por um decálogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.