Saddam convida Bush a um duelo, para resolver diferenças

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

WASHINGTON - A Casa Branca tratou com desprezo a sugestão do vice-presidente do Iraque para que o presidente George W. Bush resolvesse suas diferenças com Saddam Hussein por meio de um duelo,classificando a declaração como "irresponsável" que não merecia uma "resposta séria", de acordo com a rede de notícias CNN.

- Eu só quero destacara que no passado, quando o Iraque tinha disputas, o país invadiu os vizinhos - disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Ari Fleischer, a jornalistas.

- Não houve duelos, não houve invasão prévia. Houve o uso de armas de destruição maciça e militares. Essa é a forma como o Iraque resolve suas disputas - disse ele.

Em entrevista à rede de notícias CNN, o vice-presidente iraquiano Taha Yassin Ramadan disse que, em vez de declarar uma nova guerra contra Bagdá, Bush deveria enfrentar o presidente do Iraque. O duelo ao estilo do Velho-Oeste aconteceria em local neutro e teria o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, como juiz.

- Por que o presidente americano não seleciona o seu grupo de guerreiros e nós fazemos o mesmo? - propôs ele.

- O grupo de Bush e o nosso usaria as mesmas armas e seria presidente contra presidente, vice-presidente contra a vice-presidente. Se eles levarem a sério, poderíamos assim salvar o povo iraquiano e o americano - disse Ramadan.

O Iraque tem dois vice-presidente, mas Ramadan não esclareceu se seria ele ou Taha Muhie-eldin Marouf quem enfrentaria o vice de Bush, Dick Cheney. O iraquiano também não sugeriu que estivesse brincando, mas alguns jornalistas presentes dizem ter detectado um tom de ironia em sua voz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.