Manifestação

Continua interditada a MA-280 entre Montes Altos e Sítio Novo

Os índios pedem melhorias na saúde e educação nas aldeias da região.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

IMPERATRIZ – Continua interditada a rodovia MA-280, entre os municípios de Montes Altos e Sítio Novo, distante cerca de 70 km de Imperatriz. A interdição é mantida por índios das etnias Krikati e Guajajara, que pedem melhorias na saúde e educação nas aldeias Campo Alegre e Jerusalém, além de outras da região.

Policiais de Imperatriz e Estreito reforçam a segurança no local. O movimento é considerado tranquilo, apesar de a interdição permanecer desde domingo. Nenhum representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Imperatriz quis se pronunciar sobre o assunto. Os índios afirma que só vão liberar a pista quando as solicitações foram atendidas.

Ontem (6) os manifestantes derrubaram duas torres de alta tensão instaladas no interior da Terra Indígena Krikati, em Montes Altos. A Eletronorte afirmou que o fornecimento de energia elétrica não foi prejudicado. Os índios cobram da Eletronorte compensações pela operação das torres de alta tensão, instaladas nas terras indígenas. A empresa ainda está analisando a questão, e informou que deve se pronunciar em breve.

Outra solicitação dos índios, no documento entregue à Funai, é a mudança da gestão do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) no Maranhão, com a saída dos atuais coordenadores. O documento é assinado pela Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima).

*Com informações da TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.