Leo Paixão tira dúvidas do público do ''Mestre do Sabor'' sobre culinária; assista!

Como preparar polvo, fazer feijão sem panela de pressão e achar o ponto exato do camarão foram algumas das perguntas enviadas pelos internautas e esclarecidas pelo nosso mestre

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(artur-meninea-3217 (1).jpg)

Assistir toda semana aos chefs do Mestre do Sabor transformando alimentos em verdadeiras obras de arte até desperta aquela vontade de se arriscar na cozinha, né? Mas, na hora de preparar algo diferente, sempre bate a dúvida sobre o melhor preparo dos ingredientes ou, até mesmo, a forma ideal de armazená-los... Pensando nisso, recrutamos nossos mestres para esclarecer em grande estilo os principais questionamentos dos fãs do programa! O escolhido da vez é Leo Paixão que, com toda a sua simpatia, responde algumas dúvidas enviadas nas redes sociais do programa. Confira as respostas do chef mineiro!

Como fazer o polvo perfeito? Cozinho na pressão e grelho?

“Pode ser também. Mas, para mim, o polvo perfeito é cozido na panela aberta, que você pode testar e ver se o ponto dele está certo. Demora entre 45 minutos e 1h30, você vai fincando com o palitinho até a hora que ele estiver bem macio. Depois, você seca bem e grelha com bastante azeite”.

Como cozinhar o ovo e deixar a gema mole?

“Você tira ele bem gelado da geladeira, coloca numa água fervendo e cozinha durante cinco minutos. Depois, tira da água fervendo e coloca na água com gelo para ele parar de cozinhar. Vai ficar perfeito, com a gema molinha”.

Pode cozinhar feijão sem ser na panela de pressão?

“É só cozinhar muito tempo, mas tem que prestar atenção em uma coisa: ir adicionando água, porque vai cozinhar tanto tempo que ela vai secar. Pode demorar até quatro horas”.

Como pegar o ponto exato do camarão?

“Você tem que grelhar ele o mínimo possível, até não estar mais transparente no meio. Caso seja uma moqueca, você vai jogar ele lá depois que estiver tudo pronto. Desliga e, no tempo de chegar na mesa, já vai estar cozidinho e delicioso – não esquece de temperar com uma boa antecedência, de pelo menos 30 minutos, para ele pegar sabor”.

Como podemos congelar legumes e quais não podem ser congelados?

“O ideal é congelar eles já cozidos ou em purê, porque senão eles podem quebrar. Uma exceção é a batata frita, que fica melhor congelada. Então você cozinha a batata, congela e depois frita, que fica maravilhosa”.

Como cortar alimentos com a agilidade dos chefs?

“É muita prática, vai na tábua e pica cenoura, cebola e tudo que for, até você ficar bem rápido. É a necessidade que faz o chef ser rápido, senão ele não faz mais nada”.

Como higienizar cogumelos in natura?

“O ideal é pegar um pano úmido e limpar bem, tirando toda a terra. Não é legal molhar o cogumelo, porque ele absorve muita água e vai ser difícil dar uma tostadinha nele depois”.

Será que brócolis glaceado com chocolate fica gostoso? Como fazer o glaceado?

“Uai, testa aí e me conta! É só você derreter o chocolate, pegar o brócolis cozido, gelar ele e mergulhar no chocolate. Depois, tira, põe na geladeira e me conta se ficou bom ou não. Eu acho que vai ficar um pouco estranho”.

Gostou das dicas do Leo Paixão? Fique de olho nas nossas redes, a qualquer momento podemos ter uma nova edição do "Pergunte ao Mestre" para você enviar sua dúvida!

🍽 Siga o programa nas redes sociais!

👉 'Mestre do Sabor' no Facebook
👉 'Mestre do Sabor' no Instagram
👉 'Mestre do Sabor' no Twitter

'VAR do Sabor': confira todos os vídeos do quadro de humor de Edelson Ribeiro, 'O Sobrevivente'

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.