Rafa Ramos celebra experiência no ''Mestre do Sabor'': ''Isso transforma a gente''

Terceiro eliminado da temporada, chef carioca exalta amigos que fez no reality e e aprendizados que levará para sua carreira daqui para frente

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(rafa-ramos-em-acao-na-cozinha-do-mestre-do-sabor)

O Mestre do Sabor da última quinta-feira, 27/5, se inspirou nos sabores e temperos da culinária baiana para a terceira etapa da fase Na Pressão. Os pratos elaborados pelo time da mestre Kátia Barbosa conquistaram Claude Troisgros e Batista na avaliação às cegas, garantindo a imunidade para a prova eliminatória. A Batalha dos Cucas exigiu muita criatividade dos chefs, que precisaram elaborar uma receita de nhoque usando, obrigatoriamente, batata-doce, abóbora, inhame ou mandioquinha. O chef Cadu Moura preparou o melhor prato, garantindo imunidade para o próximo programa. Já Rafa Ramos, foi o eliminado da noite e deixou a competição.

Apesar da tristeza em deixar a disputa, o chef carioca é só alegria pela oportunidade de participar do reality. "Foi a maior realização da minha carreira até agora. Me senti prestigiado e foi de grande aprendizado, principalmente por poder conhecer tantos cozinheiros incríveis. Alguns eu já acompanhava, outros já tinha ouvido histórias e, outros, nunca tinha visto, principalmente a galera que não está nos grandes centros", diz.

"Foi tão gostoso, tão divertido. Se tiver que dizer em uma só palavra: incrível."

Para ele, ver a evolução do entrosamento entre os chefs em cada prova e o aprendizado da convivência com os outros participantes e com os Mestres foi o ponto alta de sua experiência no programa. "A primeira prova foi bem tensa, até porque a gente não se conhecia. Passamos por todo aquele momento de isolamento e isso fez com que todos ficassem mais ansiosos, mais apreensivos. O fato de não conhecermos a cozinha também trouxe uma tensão no início. Depois, na segunda prova, já estávamos mais afinados. Em todas as provas que participei, trabalhei em parceria com a Bruna Martins, e a troca foi incrível. Ela é uma cozinheira talentosíssima".

"Ao poder estar ao lado de cozinheiros incríveis e dividir a bancada com eles, aprendi muito. E o Leo Paixão, um grande competidor, conhece como ninguém o paladar do Claude Troisgros. Ele tinha um lance de fazer umas pegadinhas que acho muito divertido. Ele é cirúrgico, muito talentoso e sabe direcionar."

Rafa explica que a participação no programa fez com que mudasse a imagem que tinha sobre os realities culinários. "Levo um olhar diferente para um reality show. Hoje, tenho certeza que o 'Mestre do Sabor' é 100% real. Respeito cada um dos que trabalham nos bastidores, cuidando da gente, dando tanta atenção. Levo esse amor que toda a equipe tem ao fazer esse trabalho, e isso faz refletir no nosso. Muitas pessoas trabalham por trás para que nosso trabalho seja incrível ali na frente. Então, levo esse trabalho de equipe dos bastidores, os ídolos que conquistei, a experiência que ganhei", diz.

E será que ele mudaria alguma coisa que viveu no reality? "Eu acho que, na prova em que fui eliminado, quis surpreender e arrisquei. Sabia que podia dar errado, mas eram tantos cozinheiros incríveis fazendo aquela prova que eu tinha que arriscar. Não deu certo, infelizmente, mas acho que não mudaria nada".

"Na minha saída, não consegui me despedir, não queria me emocionar. Talvez, se eu mudasse alguma coisa, faria uma declaração no final. Isso transforma a gente."

Agora, é hora de olhar para o futuro e aproveitar todas as oportunidades que estão por vir em sua carreira. "Já está mudando! O amadurecimento que tive, o conhecimento que adquiri, os amigos que fiz... Acredito que meu negócio possa crescer ainda mais; já dobrei a quantidade de entregas semanais e acho que pode ficar ainda melhor. Me deu visibilidade", explica ele, agradecendo também por todo o carinho que tem recebido.

"Recebi muitas mensagens de carinho, principalmente de moradores do Complexo da Maré, pelo fato de eu ter nascido lá. Ganhei notoriedade para a galera do churrasco, mais do que já tenho. Muita gente da área de churrasco e carnes fez contato comigo para me parabenizar."

Muito sucesso daqui pra frente, Rafa!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.